A Xiaomi deu a conhecer o seu interesse no setor dos automóveis elétricos em março de 2021. Fê-lo com grande pompa e circunstância, prometendo terminar esta década como uma das principais fabricantes de carros elétricos, mas não está sozinha nesta corrida, com uma das suas mais notáveis subsidiárias a almejarem este mesmo mercado.
Segundo avança a imprensa especializada, também a SmartMi, marca famosa pelos purificadores de ar, quer entrar no segmento automobilístico. A notícia foi primeiramente pelo portal asiático 36Kr que aponta a subsidiária da Xiaomi como nova (e grande) interessada no mercado automóvel.
A SmartMi, a par da Xiaomi, quer entrar no mercado do veículos elétricos
O anúncio da SmartMi surgiu como uma surpresa. No entanto, esta fabricante é conhecida como Zhimi Technology na China, mercado onde se especializa na construção dos mais variados produtos tecnológicos para a casa e para o lar.
É esta mesma Zhimi (na China) e SmartMi (em Portugal, por exemplo), que cogita entrar neste segmento e expandir o leque de operações até à indústria automóvel. Será um dos maiores investimentos para este empresa dedicada sobretudo ao mercado IoT com gadgets inteligentes para o lar, desde aquecedores até aos purificadores de ar.
Note-se ainda que a SmartMi quererá conceber novos veículos elétricos e não meramente contribuir para o co-desenvolvimento de novos carros. Ou seja, a marca não se limitará em desenvolver novos componentes para estes veículos, mas quererá lançar carros elétricos em nome próprio, sem ainda se ter pronunciado sobre o horizonte temporal.
A SmartMi (Zhimi) quer criar o seu próprio SUV elétrico
Ainda de acordo com a mesma fonte, o primeiro veículo elétrico da SmartMi será um SUV. Aliás, aponta-se também a criação de uma nova divisão dedicada à mobilidade elétrica com total independência da Xiaomi.
Desse modo, a SmartMi (Zhimi) não estará dependente, ou diretamente ligada à Xiaomi nesta área. recordamos que atualmente a Xiaomi já criou a sua divisão Xiaomi Motors dedicada ao segmento automóvel.
Por fim, a SmartMi estará já em negociações com diversas empresas de design automóvel com o intuito de começar a criar o seu leque de influência e teia empresarial.
Editores 4gnews recomendam:
- Este smartphone da Samsung é competente se queres um bom ecrã
- Vodafone: campanha de Natal aborda violência doméstica em vídeo tocante
- Xiaomi Haylou LS10, KPUP e Hey+: 3 smartwatches a manter debaixo de olho