Seat ATECA: As boas-vindas ao novo SUV repleto de tecnologia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Disponíveis em Portugal a partir do início de agosto com os preços a começar nos 26.921 euros, o novo Seat Ateca coloca a marca espanhola no cada vez mais popular segmento dos Sport Utility Vehicles (SUV). Um automóvel jovem com espaço para a família e para as tuas actividades ao ar livre. Mais do que um citadino, o Ateca não tem medo de sair da estrada ou entrar na pista.

A nova gama Seat Ateca conta com os motores 1.0 TSI de 115 cv, o 1.4 TSI com 150 cv, ambos a gasolina, bem como os motores a Diesel 1.6 TDI com 115 cv e o 2.0 TDI com 150 e 184 cv, de série com caixa DSG (automática) e tração às quatro rodas. A versão base a gasolina, 1.0 TSI é a mais acessível por 26.921 euros e a versão base Diesel 1.6 TDI nos 29.260 euros. Estes valores são bastante competitivos para o carro em si.

Com o claro objectivo de aumentar o volume de vendas, a Seat precisava de alargar a sua gama de ofertas. Com efeito, a partir do início agosto já poderás trazer o teu Ateca do concessionário. Este Ateca tem o potencial de agradar tanto a eles como a elas, portando-se igualmente bem na estrada em cidade como fora desta, nos passeios pelo campo ou mesmo dentro da pista. O seu centro de gravidade é relativamente baixo o que o torna surpreendentemente estável quando fazemos as curvas mais apertadas sem necessidade de calcar o travão.

A 4gnews foi convidada a conhecer o novo Seat Ateca e não resistimos a dar as boas-vindas a este SUV repleto de novas tecnologias.

Começando pelo exterior, o Ateca tem um sistema de abertura remota da bagageira, basta colocar o pé debaixo da traseira do carro e o sensor/câmara abrirá a mala. Isto claro, se tiveres a chave no bolso, o que também permite destrancar o Ateca (sistema de abertura sem-mãos) e mesmo a ignição automática com um simples pressionar de botão.

Um pequeno toque de requinte, ou uma recepção de luxo é conseguida através de um pequeno foco LED, colocado na parte inferior do espelho traseiro, que vai projectar no chão o nome e a silhueta da viatura, para que possas encontrar o teu Seat Ateca no escuro ou num confuso parque de estacionamento. Esta "Welcome Light" é um pequeno extra mas quem me conhece sabe bem que estou sempre a perder o carro nestes parques labirínticos e acho que me facilitaria bastante a vida.

O Seat Ateca tem uma vasta panóplia de assistentes e sistema tecnológicos para facilitar a condução e o nosso dia-a-dia durante as deslocações para o trabalho ou em lazer. A tecnologia Full-Link é o exemplo perfeito disso mesmo, este sistema conecta-se com o teu smartphone via Bluetooth ou cabo USB e, para além da navegação e dos conteúdos multimédia (música, vídeos e fotos), poderás responder ao teu correio eletrónico e mensagens de texto através dos controlos de voz para que não te distraias da estrada!

Sem esquecer o carregador sem-fios para smartphones e outros dispositivos compatíveis e claro, a facilidade em efectuar e atender chamadas com este sistema Full Link que também é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay.

O estacionamento também será uma tarefa bem mais fácil e livre de preocupações graças à tecnologia incorporada no Seat Ateca. Acabaram-se os riscos e mossas com a câmara 360º que te dá uma visão panorâmica do carro, tanto à frente como atrás, além da delação do ângulo morto e, como se isso não fosse suficiente, temos o Park Assit que estacionará por ti o Seat Ateca (estacionamento em espinha).

Temos também um botão rotativo, na consola, para que possas usufruir dos vários modos de condução do Seat Ateca, seja o Normal, ECO, Sport e Individual, ao passo que a versão 4x4 também inclui os modos Off-road e Neve.

O Ateca é um automóvel bastante espaçoso, almejando conquistar as jovens famílias, desportistas, entusiastas das atividades ao ar livre e todo o consumidor que esteja à procura de uma nova viatura, acessível e bastante versátil. Com efeito, além de toda a tecnologia incorporada o Ateca tem espaço crescer e tem uma bagageira de 510L, espaço mais do que suficiente para as compras, para os extras e perfeitamente capaz de dar resposta às vicissitudes do dia-a-dia.

Algo que todo o entusiasta de tecnologia vai adorar, ou pelo menos o público mais jovem é a possibilidade de personalizares a iluminação (LED) de todo o habitáculo. Em suma, poderás escolher até 8 cores para as luzes interiores do Seat Ateca para que o teu automóvel fique a combinar com o teu estado de espírito ou com o teu Setup!

Com uma construção cuidada e escolha de bons materiais, o novo Seat Ateca consegue agradar pela oferta de equipamentos que propõe de série, especialmente voltado para a a segurança, mas sem esquecer o prazer de condução. E claro, são os motores que lhe vão permitir destacar-se da concorrência ao proporcionar potência , mas sem exagerar nos consumos e emissões de carbono para a não aumentar o preço final.

A nível de motores, poderás optar pela oferta a gasolina que conta com o motor de três cilindros 1.0 TSI com uns generosos 115 cv e que não magoará a carteira com um preço a partir de 26.000€ (versão base). O motor é pequeno e o aspecto debaixo do capô, apesar de bem organizado não impressiona. Contudo, é a sua performance e consumo que nos agradam mais, com um binário máximo de 200 nm, velocidade máxima de 183KM/h e consumo de 5.3L/100Km . Além disso, a a gasolina teremos também o 1.4 TSI de 150 cv.

Os modelos mais procurados deverão ser os Seat Ateca equipados com os motores turbodiesel e, entre eles, o 1.6 TDI de 115 cv é a versão mais acessível, posicionada estrategicamente abaixo da fasquia dos 30.000€. As versões a gasóleo estarão equipadas com o 2.0 TDI com 150 e 190 cv para uma potência acrescida, com ou sem caixa DSG, sendo a versão mais poderosa a única a usufruir exclusivamente do sistema de transmissão integral 4Drive.

Muito mais poderia ser dito sobre este Seat Ateca mas é escusado tentar transpor para meras palavras a sensação de conduzir este automóvel em pista. O Ateca porta-se surpreendentemente bem em pista, seja nas curvas mais apertadas como nas rectas mais despreocupadas e se o quiseres testar, passa num concessionário e marca o test-drive. Por último, como não poderia deixar de ser, podem ver o nosso resumo, em vídeo, do evento de lançamento.

Termino com um sincero obrigado à Seat Portugal pela oportunidade de conhecer este veículo, bem como a toda a equipada do concessionário de Braga pela simpatia com que nos receberam.

Talvez queiras ver:

  • Samsung Galaxy J1 Ace Neo: o novo gama de entrada para 2016
  • Opinião: a inovação do LED de outros tempos
  • Galaxy Note 7 com Snapdragon 820 e Exynos 8893 aparece na GeekBench

Tecnologia Full Link

Iluminação LED

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.