Samsung: vêm aí mais smartphones dobráveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em agosto deste ano, a Samsung irá apresentar oficialmente os novos Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5.

Mas parece que a gigante sul-coreana vai expandir a sua série de smartphones dobráveis, lançando mais terminais nesta linha, nos quais se incluem modelos Ultra e Flex.

Samsung vai expandir a sua família de smartphones dobráveis com novos modelos

What i know so far, new high ends•Z Flex•Z Fold Ultra•Z Flip Ultra•Z Tab Future foldZ Ultra = 4k, samsungZ = qhd, boeFlip2k, samsungfhd, boeZ Flex, tri foldZ Tab, foldable tabletNew mid endGalaxy K seriesRemoval of S+New Premium SBetter info on 2024+

— RGcloudS (@RGcloudS) 21 de fevereiro de 2023

A Samsung conta com duas séries distintas de smartphones dobráveis que vão ter uma nova geração em agosto deste ano. Mas parece que a marca vai apostar ainda mais neste segmento e ampliar as famílias com mais modelos.

A informação chega através do leaker RGcloudS que, na rede social Twitter, publica uma lista com todos os novos modelos que a marca vai acrescentar às séries Flip e Fold e com novos terminais à mistura.

O conhecido leaker que tem um histórico fiável neste tipo de informação, acrescenta poucos dados além do nome dos terminais, mas vários meios de comunicação internacionais têm já mais pormenores.

Comecemos então por enunciar os novos modelos que vão juntar-se às séries já existentes. Tanto o Flip como o Fold vão receber um “irmão” Ultra. Para já, as informações disponíveis apontam para que os modelos Ultra cheguem com ecrãs mais avançados que as variantes base.

Nesse sentido, o Galaxy Flip Ultra terá um ecrã com resolução 2K fabricado pela própria Samsung enquanto a versão base fica-se por um ecrã Full HD com o painel a ser fornecido pela BOE.

Por sua vez, o Galaxy Fold Ultra vai integrar um ecrã com resolução 4K também fabricado pela Samsung. A variante base do Fold terá um ecrã da BOE com uma resolução QHD.

Galaxy Z Tab poderá ser o primeiro tablet dobrável da Samsung

Depois temos as duas novidades dobráveis, o Galaxy Z Flex e o Galaxy Z Tab. Este último, tal como a designação Tab faz prever, será um tablet dobrável. Por sinal, o primeiro da Samsung e, como tal, não existe ainda informação disponível. Apenas se supõe que chegará com um ecrã maior que os smartphones dobráveis.

Quanto ao Galaxy Z Flex, este smartphone terá um design dobrável com três ecrãs distintos. Não está claro ainda como será o mecanismo de dobradiça, no entanto a Samsung registou já várias patentes técnicas para este conceito e, calcula-se, que uma dessas será a utilizada no produto final.

Infelizmente, não são disponibilizadas mais informações. Aliás, o leaker RGcloudS termina o seu tweet a dizer que poderá haver mais informação em 2024. Portanto, podemos concluir que este ano em agosto “apenas” veremos os novos Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt