A Apple já tem um produto de Realidade Aumentada no mercado, ao passo que a Samsung não. Ainda assim, uma nova patente da sul-coreana revela algo que poderia mudar radicalmente a experiência de utilização dos Vision Pro.
Num documento revelado pela MySmartPrice, está inscrita a hipótese de partilha de experiências entre dispositivos de Realidade Aumentada. Uma funcionalidade que certamente muitos utilizadores gostariam de ter.
Samsung quer que os seus utilizadores possam partilhar experiências de RA
O documento em causa foi enviado para as entidades competentes norte-americanas em agosto de 2021. Ou seja, dois anos antes de a Apple ter apresentado ao mundo os Vision Pro.
A patente submetida pela Samsung aborda "um método de um terminal de utilizador para agrupar uma pluralidade de óculos de realidade aumentada num sistema de comunicação sem fios".
Pode ainda ler-se que "um primeiro terminal de utilizador é conectado sem fios aos primeiros óculos de RA, e o primeiro terminal de utilizador executa uma aplicação para conexão aos segundos óculos de RA; o primeiro terminal de utilizador reconhece que os segundos óculos de RA estão localizados numa distância e intervalo de ângulo pré-configurados."
No fundo, a Samsung idealiza uns óculos de Realidade Aumentada que possam servir de servidor para outros. Ainda assim, ela descreve que todos terão de estar dentro de um raio previamente definido, por exemplo, numa sala.
Com esta funcionalidade, a Samsung pretende oferecer aos utilizadores a possibilidade de partilharem o conteúdo dos seus óculos com terceiros. Por outras palavras, tornar a sua experiência de Realidade Aumentada mais social.
De facto, esta é uma opção que poderia levar os Vision Pro para um novo patamar. Ao estarem vários exemplares destes óculos no mesmo espaço, eles poderiam comunicar entre si, oferecendo uma experiência plural.
Como sempre sucede com qualquer patente, esta não garante que o produto ou conceito em causa tenha de ser lançado. Ou seja, a Samsung não está obrigada a colocar esta tecnologia num produto pronto para venda.
Em todo o caso, a Samsung encontra-se a desenvolver os seus óculos de Realidade Aumentada, embora ainda não se saiba quando serão lançados. Aquilo que vemos nesta patente é um forte candidato a fazer parte do leque de funcionalidades desse produto.