Samsung: Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 podem herdar esta especificação da série Galaxy S23

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

No primeiro dia de fevereiro, a Samsung apresentou a nova série premium Galaxy S23 que chegou a todos os cantos do mundo equipada com o processador Snapdragon 8 Gen 2.

Agora um rumor está a avançar que os próximos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 podem herdar exatamente o mesmo chip ao invés de uma iteração mais poderosa.

Processador Snapdragon 8 Gen 3 pode chegar mais cedo do que se esperava

Samsung Galaxy Z Flip 4
Os novos smartphones dobráveis da Samsung devem chegar ao mercado em agosto Crédito@Samsung

No início deste mês, a Samsung apresentou a sua nova série de topo Galaxy S23 que é alimentada pelo processador de última geração Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Aliás, o chip presente nesta série de smartphones é uma versão personalizada desenvolvida para a plataforma Galaxy.

Agora o leaker Digital Chat Station afirma na rede social chinesa Weibo que o sucessor deste chip, Snapdragon 8 Gen 3 deverá ser lançado antes de novembro. Altura em que habitualmente a Qualcomm faz o seu evento principal e apresenta um novo processador premium.

Ora esta notícia leva-nos a duas conclusões. A primeira é que muito possivelmente não vamos ver uma versão Snapdragon 8+ Gen 2 do atual chip e a segunda conclusão é que o processador que alimenta os atuais smartphones topo de gama terá um período de vida mais curto que o seu antecessor.

Novos dobráveis da Samsung podem chegar com o mesmo chip da série Galaxy S23

Mas claro que este lançamento mais prematuro da Qualcomm pode ainda afetar alguns novos equipamentos da Samsung. Mais especificamente, os novos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5.

Tendo em conta que os dois terminais Samsung devem chegar em agosto e que o novo processador Qualcomm não será anunciado antes dessa data, tal significa que os dobráveis vão contar com o mesmo processador presente na série Galaxy S23.

Esta não parece ser uma má notícia e, na realidade, não é. Afinal, o chip Snapdragon 8 Gen 2 é um dos processadores mais poderosos do momento. No entanto, este chip baseia-se no processo de 4 nm.

Se a Qualcomm produzisse um Snapdragon 8+ Gen 2, este já seria baseado no processo de 3 nm, tal como vai acontecer com o Snapdragon 8 Gen 3. Ora, se os novos dobráveis Samsung chegassem equipados com um processador de 3 nm, esta seria uma notícia fantástica.

Mas parece que não vai ser possível pelo facto de a Qualcomm ter alterado o seu cronograma de lançamento de novos chips de topo. Talvez a Samsung tenha outras surpresas preparadas para os utilizadores de smartphones dobráveis que sejam igualmente atraentes.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt