Samsung Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5: câmaras podem ficar aquém das expetativas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de um Galaxy S23 Ultra com sensor de 200 megapixéis, muito rumores apontavam que os novos smartphones dobráveis da Samsung teriam também melhorias significativas nas câmaras.

Mas parece que estas previsões foram demasiado otimistas. De acordo com os rumores mais recentes, tanto o Galaxy Z Fold 5 como o Galaxy Z Flip 5 vão manter as configurações de câmara dos modelos anteriores.

Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 vão manter a configuração de câmara da geração anterior

Samsung Galaxy Z Fold 5- 50MP + 12MP (UW) + 10MP (Tele)Samsung Galaxy Z Flip 5- 12MP + 12MP (UW)- Improved hinge- New image sensors- Large outer displays- Qualcomm Snapdragon for Galaxy

— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) 6 de abril de 2023

Depois de a Samsung ter lançado o Galaxy S23 Ultra com um sensor de 200 megapixéis recheado de nova tecnologia, foram muitos os especialistas que sugeriram que a marca iria também efetuar melhorias significativas nas câmaras da próxima geração de smartphones dobráveis.

Alguns rumores chegaram a avançar que o Galaxy Z Fold 5 poderia chegar equipado com um super sensor de 108 megapixéis. Mas os rumores mais recentes sobre estes dobráveis “contam outra história”.

O leaker Yogesh Brar partilhou na rede social Twitter que tanto o Galaxy Z Fold 5 como o Galaxy Z Flip 5 vão manter a configuração de câmara traseira dos modelos da geração anterior.

Ainda que o número de pixéis não seja o único indicador das capacidades fotográficas do terminal, é sempre desejável uma resolução maior, pelo menos, no sensor primário.

Mas parece que tal não vai acontecer e o Fold 5 terá uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular com 12 megapixéis e um sensor telefoto de 10 megapixéis.

Por sua vez, o Galaxy Z Flip 5 vai contar com uma configuração de câmara dupla com o sensor primário e o sensor ultra grande angular a fornecerem 12 megapixéis de resolução cada um.

Exatamente igual, em ambos os casos, às resoluções apresentadas pelos sensores das anteriores gerações.

Ainda de acordo com o conhecido leaker, a novidade é que estes podem ser novos sensores. O que significa que a Samsung apesar de manter as mesmas resoluções pode equipar os dobráveis com sensores melhorados e mais competentes.

Dobráveis Samsung com novos processador e mecanismo de dobradiça

O que parece certo que será novidade é o novo mecanismo de dobradiça em forma de gota de água. Dizem os rumores que este novo mecanismo vai ajudar a diminuir a espessura dos equipamentos, assim como aumentar a durabilidade.

Por outro lado, os modelos das duas novas séries de dobráveis vão também ser equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2, mas na sua versão personalizada para a plataforma Galaxy. À semelhança do que acontece com a série de topo Galaxy S23.

Yogesh Brar avança também que o Galaxy Z Fold 5, assim como o Galaxy Z Flip 5 vão ter ecrãs exteriores maiores. Com especial destaque para este último que poderá dar um salto das 1,9 polegadas para as 3,4 polegadas.

De resto, esta informação tinha sido já avançada por outros leakers bem conhecidos do público.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt