Samsung Galaxy S24 será pioneiro nesta tecnologia

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que a próxima série de topo a ser lançada pela Samsung seja a Galaxy S23, hoje surgiu a primeira novidade sobre a série Galaxy S24 prevista para chegar em 2024.

E as notícias não podiam ser mais animadoras. A série de topo da Samsung será a primeira a trazer para o mercado o padrão Wi-Fi 7.

Samsung Galaxy S24 pode ser o primeiro a incluir o padrão Wi-Fi 7

Comunicações sem fios Wi-Fi 7
A Samsung pode trazer para o mercado o primeiro smartphone com Wi-Fi 7 Crédito@MohamedHassan/Pixabay

Até agora, os rumores têm estado concentrados na próxima série de topo a ser lançada pela Samsung: a Galaxy S23. Mas hoje surgiu a primeira notícia sobre a família Galaxy S24 prevista para ser lançada em 2024.

De acordo com o site DigiTimes, o novo padrão de comunicações sem fios Wi-Fi deverá começar a ser massificado no segundo semestre de 2024. Mas a Samsung pode antecipar-se e incluir já este novo padrão na sua série Galaxy S24 que deverá fazer a sua chegada ao mercado em fevereiro de 2024.

Se o conseguir fazer, a Samsung será a primeira marca de smartphones a disponibilizar este padrão mais rápido de comunicações sem fios. Para já, não se sabe mais nenhum pormenor desta série. No entanto, esta notícia é bastante animadora e deixa antever o empenho da gigante sul-coreana em inovar o segmento dos smartphones.

É possível que até ao lançamento da série Galaxy S23 em fevereiro de 2023, não sejam divulgadas mais informações sobre uma família de smartphones que apenas será lançada em 2024. Mas, para já, as expetativas são bastante boas.

Mas quais são os benefícios do Wi-Fi 7 para o utilizador?

Para já, os padrões desta tecnologia disponíveis no mercado são o Wi-Fi 5, Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E. Espera-se que ao longo de 2024, esta tecnologia de comunicações sem fios seja massificada e chegue às mãos dos utilizadores finais.

Assim que chegar, os utilizadores podem usufruir de uma velocidade de transferência de dados cerca de 2,4 vezes mais rápida que o padrão anterior. De acordo com a Wi-Fi Organization, o novo padrão atinge valores de até 33 Gbps.

Por outro lado, o Wi-Fi 7 vai oferecer também mais estabilidade nas ligações e permitir que mais equipamentos estejam ligados em rede. Tudo porque vai operar nas três frequências existentes: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.

Tanto a Qualcomm como a MediaTek contam já com processadores que oferecem suporte para Wi-Fi 7, por isso tudo está preparado para a próxima geração de smartphones contar com esta nova tecnologia de comunicações sem fios.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt