Telegram recebe grande atualização com as 7 novidades mais pedidas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Telegram é uma das melhores alternativas ao WhatsApp para quem procura uma app de mensagens e comunicações instantâneas. A tempo do Natal, esta plataforma recebe agora uma das maiores atualizações do ano com a Versão 9.2, repleta de melhorias com foco na privacidade e automação.

Em seguida damos a conhecer as principais novidades, desde a possibilidade de se registar no Telegram sem cartão SIM, isto é, sem a obrigatoriedade de ter um cartão instalado Temos ainda, várias outras implementações muito pedidas pelos seus utilizadores.

1. Utilização completamente anónima do Telegram

Telegram

A partir de agora, com a chegada da versão 9.2 do Telegram os utilizadores não precisam de ter um cartão SIM ativo para aderirem ao serviço da Telegram. Algo que até agora era obrigatório e que continua presente, por exemplo, no rival WhatsApp.

Trata-se de uma medida que visa a proteção da privacidade do utilizador. Na prática, este mantém-se assim anónimo, desde o momento de registo e criação da sua conta na plataforma. Porém, precisamos de indicar um contacto / número telefónico.

Em suma, para criar uma nova conta não será necessário ter um SIM ativo, mas precisamos mesmo assim de indicar um número de telefone para associar à conta. Esta alteração é possível graças ao uso da plataforma Fragment, uma das benesses da tecnologia blockchain na garantia da privacidade online.

Tópicos 2.0 na app Telegram

Telegram

Após a atualização anterior que deu aos administradores de grupos de grandes dimensões a opção de organizar as conversas por tópicos. Na prática combinando os fóruns clássicos com as novas plataformas de mensagens.

Desde então, os tópicos ficaram ainda mais úteis. O melhor de tudo? Estão disponíveis para grupos de 100 membros ou mais.

Os Grupos com tópicos são abertos num modo de duas colunas, para podermos aceder a outros chats com a mesma agilidade.

Ademais, para ir para o tópico com a mensagem mais recente diretamente da lista de chat, basta tocar no novo botão na visualização.

Telegram

Os grupos agora têm um tópico padrão, o Geral, que contém as mensagens de serviço do grupo e o histórico de mensagens pré-tópicos.

Esse tópico está disponível para que todos os membros do grupo possam encontrar mensagens mais antigas, mas os admins podem renomear o tópico ou ocultá-lo da lista principal.

De modo a visualizar rapidamente todas as mensagens mais recentes de uma só vez, podemos alternar para o modo 'Ver Como Mensagens'.

Cada mensagem nesse modo agora tem um botão que mostra onde ela foi postada – e podemos tocar para ir direto ao tópico. Por fim, podemos agora, nos grupos, ter até 5 tópicos afixados para melhor organizar as conversas.

3. Filtro de Anti-SPAM agressivo

Telegram

O Telegram é uma das maiores plataformas de comunicação instantânea. Porém, a sua popularidade também atrai vários amigos do alheio, sempre a procurar enganar os demais utilizadores, ou promover serviços e produtos ilegais na própria plataforma.

A pensar nisso, os responsáveis da Telegram vêm agora redobrar o esforço de combate a este "lixo" eletrónico que continua bem presente na plataforma. Algo que, sobretudo em chats de grupo com vários membros pode ser particularmente irritante.

Por isso, a partir de agora, os administradores de grupos com mais de 200 membros podem optar por usar todo o poder proativo dos próprios algoritmos do Telegram. Na prática, ativando o novo modo agressivo para os filtros de spam automatizados

4. Códigos QR Temporários

Telegram

A plataforma vem dar a possibilidade ao utilizador de criar códigos QR temporários, para partilha rápida do perfil e contacto nesta plataforma. É mais um resguardo para a privacidade do utilizador que se reserva agora a possibilidade de criar estes códigos temporários.

Note-se que a leitura do código permitirá que as pessoas adicionem o utilizador instantaneamente como contacto, mesmo sem saber número de telefone.

5. Procura de emojis mais inteligente (agora no iOS)

Os utilizadores da Telegram no iPhone (e iPad), podem agora socorrer-se de um novo recurso de busca de emojis. Trata-se de um recurso já disponível na app Android e agora disponível também para os utilizadores iOS.

É a forma mais fácil de encontrar os emojis que queremos, bem como os próprios pacotes personalizados.

6. Informação precisa sobre o uso do Armazenamento Interno

A página de Uso do Armazenamento foi redesenhada no Android de modo que os utilizadores iOS encontrarão um layout familiar. Isto porque agora a página mostra quanto espaço cada chat está a usar no dispositivo.

Mais ainda, os arquivos multimédia de chats individuais agora podem ser limpas da memória cache, com base em filtros por tipo de arquivo, tais como fotos, vídeos, músicas e arquivos.

7. Autoexcluir todos os chats no Telegram

TElegram DElete

A opção de programar o delete de uma mensagem no Telegram foi introduzida em 2013. Agora, porém, este mesmo princípio é aplicado a todos os conteúdos, a todos os chats e mensagens na Telegram.

O controlo é entregue ao utilizador que pode, para o futuro, definir um temporizador para apagar automaticamente todos os chats da plataforma caso assim pretenda. É um poderoso recurso de privacidade, garantindo que a app permanece limpa.

Por fim, temos ainda mais opções de personalização, emojis personalizados, entre outro conteúdo diverso.

Ultimate Privacy: No-SIM Signup, Auto-Delete All Chats, Temporary QR Codes, Topics 2.0 and More https://t.co/NtpPjNnf9q

— Telegram Messenger (@telegram) 7 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.