Samsung Galaxy S23 Ultra 'desilude' na DxOMark, eis o porquê

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Samsung Galaxy S23 Ultra é o flagship mais recente da tecnológica sul-coreana, líder de mercado, com francas melhorias face ao antecessor, o S22 Ultra. Na minha opinião, é o melhor smartphone alguma vez concebido pela Samsung e a sua câmara é nada menos que prodigiosa em condições desafiantes. Porém, ficou pelo 10.º lugar da DXOMARK.

Este é o telefone que me fez "engolir" as palavras proferidas durante a edição 299 do Podcast 4gnews. Inicialmente incrédulo perante as melhorias anunciadas pela marca no evento de apresentação, e sabem bem o quão inflacionados são vários aspetos pela equipa de marketing, a minha incredulidade foi posta à prova.

Samsung Galaxy S23 Ultra em décimo na DxOMark, mas outra vez?

The @Samsung Galaxy #S23Ultra achieved a very good result in our camera tests. It offered good performance across pretty much all test attributes, without major drawbacks in any area. 👏 📱 The #DXOMARK #SamsungS23Ultra product review: https://t.co/jjbzvorIZK pic.twitter.com/Q2AwJ1x1wc

— DXOMARK (@DXOMARK) 17 de fevereiro de 2023

Ao longo das semanas de teste e uso diário do Samsung Galaxy S23 Ultra tive oportunidade de colocar a sua câmara à prova. E fi-lo repetidamente.

O resultado?

Nas mais desafiantes condições de fotografia noturna com necessidade de aproximação do objeto deixaram-me estupefacto. Os resultados superaram em muito as minhas expectativas para o telefone, independentemente dos MP's.

Podem encontrar exemplos de imagens captadas pelo telefone, e respetiva análise, na review 4gnews. Sucintamente, este foi um dos melhores smartphones que tive oportunidade de testar desde que comecei a analisar smartphones em 2014.

Sobretudo no quesito de câmara fotográfica e especialmente para o meu olhar atento. Este é provavelmente o smartphone mais completo, versátil e geralmente poderoso que podem comprar. É uma das melhores experiências, equilibrada e poderosa.

Fotografia noturna do S23 Ultra não convenceu a DxOMark

Samsung Galaxy S23 Ultra

A análise, de cariz mais científico, destaca como negativos os seguintes pontos na câmara fotográfica do S23 Ultra:

  • Perda de detalhe da imagem em situações de baixa luminosidade
  • Algo atraso do obturador ao fotografar com baixa luminosidade
  • Instabilidades na Exposição e Focagem, especialmente em cenários retro-iluminados
  • Gravador padrão não entrega a mesma qualidade de áudio que a aplicação padrão de Câmara
  • Frequência de cintilação baixa e brilho muito alto para leitura noturna
  • Conteúdo colorido carece de nuances ao ser captado ao ar livre, sob a luz solar
  • Falta de detalhes e brilho em condições de iluminação interior

Em suma, apesar de listarem uma lista francamente superior de pontos positivos, temos também várias críticas à sua performance quando a luz escasseia. Por exemplo, o problema de atraso no obturador, algo lento a responder, bem como a instabilidade na exposição. Também a capacidade de focagem foi posta em causa quando a cena tem demasiado brilho de fundo.

Assim sendo, com o Samsung Galaxy S23 Ultra na décima posição (140 / 149 pontos), o Huawei Mate 50 Pro continua a ocupar o 1.º lugar na DxOMark.

Há espaço para melhoria, mas esta é a melhor câmara num Samsung

Samsung Galaxy S23 Ultra

A instabilidade na exposição, sobretudo à noite, ou em cenários de iluminação interior foi algo que encontrei. Porém, face às capacidades de ampliação ótica, conjugadas com o sensor Samsung ISCOCELL HP2 de 200 MP superam facilmente estes contras.

Dito isto, o consumidor pode ser erroneamente levado a pensar que esta câmara não é assim tão boa. E, se sou o primeiro a ignorar o "marketing dos 200 MP", sou o 1.º a reconhecer quando algo é bom, funciona e traz vantagens face aos concorrentes.

Este é o telemóvel que nos deixa aproximar do palco com a menor perda de qualidade que já testemunhei num telefone Samsung. Um exemplo a seguir.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.