Samsung Galaxy Z Fold5 terá esta desvantagem face ao S23 Ultra

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica sul-coreana concentra agora as suas atenções na próxima geração de smartphones dobráveis. Com a gama Galaxy S23 no mercado e a chegar às mãos dos consumidores, os esforços canalizam-se agora para o Samsung Galaxy Z Fold5 e Z Flip5.

Sendo esperadas várias melhorias para o smartphone dobrável mais avançado da marca líder de mercado, desde novidades para o ecrã até aos acessórios para o produto, certo é que não deverá contar com a S-Pen embutida. Algo que, de momento, continuará reservado para o modelo Galaxy S23 Ultra e respetivo antecessor.

Em agosto ficaremos a conhecer os próximos smartphones dobráveis

Samsung Galaxy Z Fold5

A data prevista para a apresentação dos próximos dobráveis está apontada para agosto. Entretanto, as fugas de informação e rumores dão conta já das primeiras possibilidades para o telefone. Sendo assim praticamente certo o seu lançamento no final do verão, não será nesta geração que teremos a S-Pen presente na estrutura do telefone, ou melhor, com orifício para aí guardarmos esse acessório.

Face ao exposto, alguns fãs da marca poderão ficar desapontados. Afinal de contas, no smartphone mais avançado da marca teremos que comprar separadamente este acessório e, pior ainda, temos que encontrar algum lugar para guardar a S-Pen sem a perder.

Note-se que o suporte para a stylus da própria marca foi lançado em 2021 com a geração Galaxy Z Fold3. Porém, devido à sua construção e ecrã dobrável, o telefone não tem espaço, nem lugar conveniente para colocarmos este acessório quando não está em uso e carece de carregamento.

S-Pen no interior permanecerá um exclusivo do Galaxy S23 Ultra

Samsung Galaxy Z Fold5

Desde então, perante a utilidade inegável da S-Pen, sobretudo num smartphone com grande ecrã que os fãs têm pedido a inclusão da caneta no telefone. Infelizmente, continuaremos a ter que a transportar e armazenar separadamente do Galaxy Z Fold5.

Entre as justificações para tal os desafios e barreiras técnicas são os mais invocados. Ainda que tal seja possível, quando a S-Pen está inserida no telefone este torna-se necessariamente mais espesso. Ora, toda a linha de dobráveis Samsung tem lutado por reduzir a sua espessura a cada lançamento.

Alternativamente também a S-Pen poderia tornar-se mais fina, ainda que a geração atual já seja bastante elegante. Ao reduzir ainda mais a sua espessura a própria utilidade e facilidade de uso da caneta poderia ser comprometida. Além disso, obrigaria a novo estudo e desenvolvimento, além de uma nova produção, o que facilmente acarretaria um aumento dos preços.

Dito isto, fundamentando a decisão nos custos superiores e aumento da espessura de um Galaxy Z Fold5 que pudesse albergar a S-Pen no seu interior, a Samsung terá descartado a ideia. Assim, pelo menos para já, a caneta permanecerá um acessório independente que os consumidores poderão adquirir caso assim entendam.

Samsung Galaxy Z Fold5 será mais fino, mas sem espaço para a S-Pen

Samsung Galaxy Z Fold5

Não obstante, a Samsung Eletronics estará a trabalhar numa solução que aumente o conforto de escrita e uso da S-Pen enquanto reduzem a sua espessura. Segundo a fonte, esta é uma necessidade que está em crescendo, sobretudo à medida que os utilizadores apercebem-se das vantagens deste acessório conjugado com um grande ecrã.

Em suma, não será ainda este ano que o melhor dos smartphones dobráveis da Samsung terá direito a um dos seus melhores acessórios. A esperança mantém-se, porém, na certeza de continuarem a procurar uma solução que permita conjugar ambos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.