Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S23 FE é o próximo rival do Nothing Phone (2)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone Samsung Galaxy S23 FE será lançado no mercado durante o terceiro trimestre do ano para fazer frente ao novo "campeão" de gama média / alta, o Nothing Phone (2). Chegará como parte integrante da gama Galaxy FE, apostando sobretudo na relação qualidade / preço, com novos recursos para fazer frente à concorrência em pleno 2023.

Todavia, este mesmo smartphone Samsung pode não chegar a todos os mercados globais e regiões do mundo com as mesmas caraterísticas, ou pelo menos com o mesmo "músculo". Em causa estão novas fugas de informação que nos dão a conhecer resultados de benchmarks distintos para este mesmo telemóvel.

Galaxy S23 FE é o próximo campeão da qualidade / preço da Samsung

Samsung Galaxy S23 FE
Imagem digital atribuída ao smartphone Samsung Galaxy S23 FE.

Ao que tudo indica, a versão norte-americana do Samsung Galaxy S23 FE, a ser lançada nos Estados Unidos da América, deve chegar ao mercado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. O chipset é um dos melhores (mesmo) em 2023.

Todavia, o mesmo Samsung Galaxy S23 FE para os demais mercados globais, incluindo portanto a Europa, pode trazer "apenas" o processador Exynos 2200 da própria marca. Ainda que poderoso, não está perfeitamente ao nível do chipset Qualcomm.

Face ao exposto, para rivalizar em pleno com o novo telemóvel Nothing Phone (2), o lançamento da Samsung deveria empregar os mesmos componentes, sendo o processador o mais importante. Assim, é provável que no nosso mercado o seu apelo seja menor.

Podemos ter duas versões do smartphone Samsung Galaxy S23 FE

Samsung Galaxy S23 FE
Resultados de benchmarks atribuídos ao Samsung Galaxy S23 FE com Qualcomm.

Para efetivamente rivalizar com o novo Nothing Phone (2), o Samsung Galaxy S23 FE terá que provar o seu mérito também junto dos testes de benchmark. Aí, damos conta de dois números ou referências de modelo para o mesmo telemóvel.

A saber, teremos o SM-S711B,ao passo que o segundo será o SM-S711U1, ambos já listados em página oficial da marca. Este último, ao que tudo indica, será um modelo ou variante exclusiva para o mercado dos Estados Unidos da América.

Podemos ainda observar, e como bem aponta a publicação MySmartPrice, as demais caraterísticas principais do telefone Samsung, sem diferenças de maior.

Samsung Galaxy S23 FE
Resultados de benchmarks atribuídos ao Samsung Galaxy S23 FE com Exynos.

Em todo o caso, e apesar dos diferentes processadores empregues em cada uma destas versões, certo é que a discrepância entre modelos não é muito significativa. Ela existe, é certo, mas entre o Snapdragon 8+ Gen 1 e o Exynos 2200 as diferenças práticas para uma boa parte dos consumidores não será de grande relevância.

Chipsets Qualcomm Snapdragon vs Exynos

Em todo o caso, para quem procura sempre o melhor desempenho, seria de esperar que também à Europa chegasse a variante equipada com o processador Qualcomm. Sobretudo pela melhor eficiência energética com a sua litografia a 4 nm.

Importa frisar que, além do processador, as demais caraterísticas técnicas serão mantidas. Ou seja, terão o mesmo ecrã, as mesmas câmaras, memória RAM, armazenamento interno, bateria, construção, design e uma mesma potência de carregamento.

Samsung Galaxy S23 FE
Imagem digital atribuída ao smartphone Samsung Galaxy S23 FE. Crédito: MySmartPrix

A principal e única disparidade entre os modelos será assim o tipo e modelo de processador usado. Teremos nos Estados Unidos da América o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, ao passo que o resto do mundo terá direito ao Exynos 2200.

Poderá esta decisão afetar o desempenho do Samsung Galaxy S23 FE no mercado? Sobretudo com o Nothing Phone (2) bem apetrechado e com uma relação qualidade / preço extremamente cativante a chegar em breve às nossas lojas?

Por fim, temos ainda um dos smartphones mais irreverentes do mercado, o modelo original da Nothing com excelente preço na Amazon, bem abaixo dos 400 €.

smartphone Nothing Phone (1) preto

Ecrã: 6,55 polegadas OLED a 120 Hz
Resolução: 1080 x 2400 pixeis - 900 nits
Processador: Snapdragon 778G+ 5G (6 nm) da Qualcomm
Armazenamento: desde 128 GB
RAM: desde 8 GB
Câmara: 50 + 50 MP / 16 MP
Bateria: 4.500 mAh a 33 watts
Dimensões: 159,2 x 75,8 x 8,3 mm
Peso: 194 gramas

Lançamento: julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.