Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy Buds Pro review: originalidade, bom áudio e ANC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 13 min.

Os Samsung Galaxy Buds Pro são os melhores auriculares Bluetooth True Wireless da gigante sul-coreana. Introduzidos com a geração Galaxy S21 no início de 2021, afirmam-se como os melhores earbuds com cancelamento ativo de ruído e identidade.

Destacam-se pelo design e formato, o que tanto pode agradar, como afastar alguns consumidores. Têm bom som, excelente captação de voz durante as chamadas graças aos microfones dedicados, bom cancelamento ativo do ruído e carregamento sem-fios.

Samsung Galaxy Buds Pro review
Os Buds Pro da Samsung são perfeitos para o dia a dia.

Os destaques dos Buds Pro da Samsung

✅ Design e formato original com certificação IPx7
✅ Bom som / qualidade de áudio - excelente captação de voz
✅ Cancelamento Ativo do Ruído (ANC) e Modo Transparência
✅ Autonomia (cerca de 5 horas / 12,5 horas) e Carregamento sem-fios
❌ Controlos por toque / suporte apenas para a Bixby
❌ Funções exclusivas para smartphones Samsung

Primeiras impressões e unboxing dos Samsung Galaxy Buds Pro

Samsung Galaxy Buds Pro review
Os Buds Pro trazem 3 pares de almofadas e o cabo de carga USB-C.

A Samsung surpreendeu-me positivamente com a primeira geração dos Galaxy Buds, produto que seria otimizado pelos Buds Plus com ainda melhor autonomia e qualidade de áudio. Pouco tempo depois chegariam os Galaxy Buds Live com o inconfundível formato de feijão, mais ergonómicos a aprimorados.

Volvidos cerca de seis meses chegam os Galaxy Buds Pro, a alternativa definitiva aos AirPods Pro da Apple. Estes Buds são recomendáveis para desportistas, atletas que procurem uma solução elegante, ou para o utilizador casual da Samsung.

As primeiras impressões foram inconspícuas. O produto é integralmente construído em plástico (negro fosco neste esquema de cor, ou com acabamento brilhante nos demais tons). A embalagem é simples, o produto é leve e temos os acessórios normais.

Samsung Galaxy Buds Pro review
Construídos em plásticos, sem surpresas.

Na caixa dos Galaxy Buds Pro encontras:

  • Documentação legal / Guia de iniciação rápida com imagens
  • Cabo USB-A para USB-C para carregamento
  • Galaxy Buds Pro no seu estojo de carga e transporte
  • 3 pares de borrachas / almofadas (S, M (já instaladas) e L)

Especificações principais dos Buds Pro:

  • Peso: 6,3 gramas (cada earbud), 44,9 gramas (caixa)
  • Bateria: 61 mAh (cada earbud), 472 mAh (caixa) - carga sem-fios Qi
  • Woofer de 11 mm
  • Tweeter de 6,5 mm
  • 3 microfones
  • ANC ajustável em 2 níveis
  • Modo Transparência / Deteção de voz
  • Conexão Bluetooth 5.0
  • Codec: AAC, SBS e Scalable da Samsung
  • Sensores: Acelerómetro, Giroscópio, proximidade, toque
  • Cores: Violeta (brilhante), Prateado (brilhante), Preto (fosco)
Samsung Galaxy Buds Pro review
A forma arredondada e boleada dos Buds Pro faz com que passem despercebidos.

O design dos earbuds Samsung é original

Com o mercado inundado de clones dos AirPods Pro da Apple, é um alívio vermos algo diferente. Os Samsung Galaxy Buds Pro são dois objetos esféricos que complementam a morfologia do ouvido externo, conseguindo quase passar despercebidos.

São completamente distintos dos Buds Live e cedem à tentação de sorver inspiração na fonte de Cupertino. Um bem-haja pelo design original, sendo semi-circulares com a ponta / borracha / almofada amovível e construída em silicone.

São consistentes, têm corpo e qualquer solução de áudio beneficia de uma boa caixa de ressonância para encorpar o som. São fáceis de inserir no canal auditivo, mas tendo em conta o seu formato, foi frequente colocar mal os earbuds nos ouvidos.

Samsung Galaxy Buds Pro review 4gnews
Note-se incorreta colocação do earbud, mesmo não causando desconforto.

Sem arestas vivas, ou uma haste que nos diga instintivamente como se inserem, é fácil colocar os Buds Pro de forma errada no ouvido. Ao serem tão arredondados tornam-se ambíguos e inserir os Buds sem olhar para eles, foi frequente a má inserção.

Apesar de não causar desconforto propriamente dito, a má colocação dos earbuds compromete a qualidade de áudio, captação de voz e, sobretudo, o desempenho do cancelamento ativo do ruído. Antes de os colocares, olha para os Galaxy Buds Pro.

Samsung Galaxy Buds Pro review

Outra particularidade é o facto de cada auricular, mesmo que colocado ao calhas e de forma errada na caixa, carregará - mas cuidado, pois a tampa pode não fechar. O design dos Buds Pro é autêntico, mas não isento de alguns inconvenientes.

A utilização dos auriculares Buds Pro é confortável

O encaixe no ouvido é satisfatório, operando logo um decente isolamento passivo do ruído. De igual modo, os auriculares não têm tendência a cair do pavilhão auricular durante caminhadas ou corridas, apesar de um salto mais vigoroso os poder deslocar.

Samsung Galaxy Buds Pro review 4gnews
O formato arredondado dos auriculares True Wireless da Samsung.

Preste-se também atenção à superfície refletiva dos Samsung Galaxy Buds Pro no seu exterior. Esta porção é sensível ao toque, atuando como painel de controlo através do toque e existindo diversas combinações para controlar as funções dos auriculares.

Exemplos de controlos por toque:

  • Um toque rápido - Play / Pause - coloca em pausa, ou ativa a reprodução de multimédia
  • Dois toques rápidos - Skip - passa para a próxima faixa
  • Um toque longo - alterna entre os perfis de cancelamento ativo do ruído ou Modo Transparência
Samsung Galaxy Buds Pro review
O acabamento fosco (no interior) e brilhante (no exterior) dos earbuds.

É possível desativar os controlos por toque através da aplicação Galaxy Wear da Samsung para evitar toques inadvertidos. Este é um contras dos auriculares Bluetooth da Samsung, a extrema sensibilidade de uma grande área externa dos Buds.

Ao colocar os Buds nos ouvidos é difícil não lhes dar um comando por toque. Além disso, não podemos controlar o volume da reprodução com os comandos por toque. São, portanto, algo limitados e de utilidade variável.

A caixa dos Galaxy Buds Pro é útil e fácil de transportar

Samsung Galaxy Buds Pro review
Compacta e de aspeto simples, a caixa é fácil de transportar.

O plástico é um material pouco apreciado, mas tem as suas vantagens. Ainda que o "Pro" no seu nome pedisse algum cuidado extra na construção, a caixa e os próprios Buds são bem construídos, leves, de cantos arredondados, muito fácil de colocar no bolso.

Tem um acabamento suave, encaixes magnéticos e, apesar de a dobradiça e tampa em plástico não me deixarem tranquilo quanto à durabilidade a longo prazo, o produto é agradável de segurar e usar.

O carregamento sem-fios é um bónus

Samsung Galaxy Buds Pro 4gnews review
Coloca a caixa em qualquer carregador sem-fios para a carregar.

A versatilidade dos Samsung Galaxy Buds Pro é ampliada pelo carregamento sem-fios. Com padrão Qi, podes colocar a caixa em cima de qualquer carregador para dar início à carga. Alternativamente temos a porta / entrada USB do Tipo C na sua traseira.

Adicionalmente também podemos usar a bateria do smartphone para carregar a caixa dos Buds Pro mediante o carregamento reverso sem-fios. Para uma emergência, quando precisamos de um pouco de carga, é uma opção a considerar.

A qualidade de som e áudio geral é boa nos Galaxy Buds Pro

Samsung Galaxy Buds Pro 4gnews review
A sinalização (L) Left / esquerda, ou (R) Right / direita em cada auricular.

Os auriculares Samsung Galaxy Buds Pro têm um woofer de 11 mm e um tweeter de 6,5 mm em cada auricular. É uma configuração dupla que resulta numa maior separação de canais, diferenciação entre agudos, graves e tons médios neste palco sonoro restrito.

A qualidade de áudio resultante é boa, mas não excelente - face a outros earbuds Bluetooth True Wireless.

Há uma boa separação entre os agudos, tons médios e graves. As vozes são particularmente cristalinas. Há uma claridade na voz que também encontramos nas chamadas telefónicas. Por outro lado, o palco sonoro, o corpo e pujança é algo restrito.

Samsung Galaxy Buds Pro 4gnews review
A sinalização (R) Right / direita, ou (L) Left / esquerda em cada auricular.

Os Buds Pro podem utilizar diversos codecs - a linguagem através da qual o som é codificado e chega até ao auricular. Esta linguagem é variável - existem vários codecs - dos quais a Samsung suporta o SBC, universal e o AAC, de qualidade mais elevada, além do “Scalable Codec” da própria Samsung - usado por definição sempre que os emparelhamos com um produto Samsung.

Samsung Galaxy Buds Pro review 4gnews
A escolha do codec não é de fácil acesso para o consumidor.

A ligação aos Galaxy Buds Pro é feita através de Bluetooth 5.0 com os três codecs supracitados - SBC, AAC e o Scalable Codec da Samsung. Este último carateriza-se pelo ajuste automático do padrão de transmissão para proporcionar, sempre, a melhor qualidade possível consoante a fonte emissora. É similar ao aptX no seu funcionamento adaptável.

A estabilidade de ligação merece uma nota de louvor, sendo os Buds Pro compatíveis com Android e iPhone (AAC), com boa qualidade de áudio para ambos os sistema operativos.

Samsung Galaxy Buds Pro review

Para os interessados, é possível utilizar um só auricular independentemente do outro. Isto é particularmente útil para quem queira ouvir o que se passa ao seu redor, ou por motivos de saúde não possa usar os dois auriculares.

Quem tiver vários dispositivos Samsung, por exemplo, um smartphone e um tablet, ou relógio inteligente, pode alternar entre dispositivos (fonte) sem qualquer ação ou esforço.

Basta estarem autenticados com a conta Samsung e a troca de dispositivos é automática.

A autonomia é um ponto forte dos Samsung Galaxy Buds Pro

Samsung Galaxy Buds Pro review
A caixa tem um LED indicador no interior e no exterior.

A marca avança 5 horas de reprodução de música com uma única carga, e até mais 13 horas com recurso à bateria da caixa de transporte, com os valores reais a irem ao encontro destas cifras.

Na utilização real estes valores foram ao encontro do avançado pela marca, com volume médio e cancelamento ativo do ruído ativado frequentemente no modo de máxima eficácia. Isto reduz a autonomia para cerca de uma hora de reprodução contínua.

Samsung Galaxy Buds Pro 4gnews review
A porta USB-C está localizada na traseira da caixa de transporte e carga.

A caixa consegue carregar pelo menos duas vezes os auriculares antes de também ela necessitar de carga. Este procedimento é relativamente rápido, mas se procuras a máxima duração de bateria, desativa o cancelamento ativo do ruído.

O cancelamento ativo do ruído (ANC) faz a diferença

Com os Galaxy Buds Live o cancelamento ativo do ruído era mais um título que uma utilidade. O peculiar formato dos auriculares não permitia que estes selassem o canal auditivo com as habituais pontas de silicone, comprometendo o isolamento.

Samsung Galaxy Buds Pro 4gnews review
Menu da conexão Bluetooth nos smartphones Samsung.

Com os Samsung Galaxy Buds Pro a ponta faz um ótimo trabalho a selar o canal auditivo. Na prática, isto é o cancelamento passivo do ruído, ao isolar grande parte dos ruídos exteriores, essencialmente como tampões auditivos.

A outra vertente é mediada pelo software e pelos microfones de cada auricular, o cancelamento ativo do ruído (ANC). Desta feita, o ANC faz a diferença, sendo ajustável em dois níveis - ANC Baixo e ANC Intenso, controlável através do smartphone.

Samsung Galaxy Buds Pro
Os controlos de ruído através do smartphone Samsung.

Cada auricular tem três microfones que trabalham para analisar o ruído ambiente e criar uma onda sonora diametralmente oposta que, quando emitida, anula a onda produzida pelo ruído. De modo sucinto, este é o princípio base do ANC.

Trata-se de software em funcionamento e, como tal, passível de melhorias com novas atualizações. De qualquer modo, durante o período de teste os Samsung Galaxy Buds Pro receberam duas atualizações de firmware, melhorando a qualidade de áudio e ANC.

Samsung Galaxy Buds Pro
Opções de Bluetooth nativas, disponíveis no smartphone Samsung.

O utilizador tem duas interfaces, duas opções para controlar os auriculares a partir do telefone. A primeira é o menu de opções Bluetooth com controlos básicos como o grau de cancelamento ativo do ruído e opções de emparelhamento.

A segunda é a app Galaxy Wearable. À boa moda da Samsung há uma aplicação dedicada ao controlo dos dispositivos inteligentes. A partir do menu Bluetooth podemos abrir a app Galaxy Wearable, com funções extra e algumas repetidas.

Interface
Interface de controlo rápido na barra de notificações via SmartThings

É aí que encontramos todos os ajustes precisos e granulares. Temos também o equalizador, o controlo do modo de transparência, além de vários outros ajustes. Inclusive na barra de notificações descendente podemos executar alguns controlos rápidos.

O Áudio 360 é uma função exclusiva para smartphones Samsung

Os Galaxy Buds Pro introduziram a função áudio 360 no ecossistema Samsung, sendo um exclusivo deste. É uma implementação similar à da Apple com o seu Áudio Espacial que simula a experiência que temos, por exemplo, no cinema.

Samsung Galaxy Buds Pro
Pormenor da caixa de carregamento com pinos duplos.

Funciona, por exemplo, na Netflix, em produções que já tenham o padrão Dolby Atmos. Ao movermos a cabeça, o ponto - fonte de som - aparentará mover-se em simultâneo, usando para tal os vários sensores como o giroscópio nos earbuds Bluetooth.

É um pequeno extra, muito bem-vindo, mas disponível apenas para smartphones Samsung. Para tirar todo o proveito dos Buds aconselhamos a aplicação Galaxy Buds Pro Plugin - disponível na Play Store.

A deteção automática da voz é autêntica magia da Samsung

Imagine-se o seguinte cenário. Estamos a trabalhar e a ouvir música com os Buds Pro quando alguém nos interpela e faz uma questão. Ao responder à pessoa os auriculares Bluetooth reconhecem a nossa voz e mudam automaticamente do ANC para o Modo Transparência.

Samsung Galaxy Buds Pro
A indicação do nível de carga de cada auricular e da respetiva caixa.

O resultado? Ouvimos a nossa voz e a outra pessoa ampliada sem ter que tocar em nenhum botão ou tirar os earbuds dos ouvidos. O melhor de tudo? Este reconhecimento automático melhora gradualmente com a utilização dos Buds Pro.

A deteção de voz funciona muito bem, com atraso mínimo entre o início da conversa e a alternância automática entre o modo ANC e Modo Transparência. É uma função muito útil no quotidiano. Sempre que falamos com alguém, os Buds Pro ajudam-nos.

Para quem gosta de trautear a letra de uma música... pode ser inconveniente. Esta opção pode ser desativada na app Galaxy Wearable.

Conclusão: os melhores auriculares Bluetooth True Wireless da Samsung

A quem procura uns bons auriculares Bluetooth True Wireless podemos indicar os Galaxy Buds Pro da Samsung. O preço começa nos 209 euros na Amazon e são realmente um produto bem conseguido, muito bom a excelente em diversos aspetos.

A qualidade de áudio é muito boa e o formato original, confortável de usar, além de os poderes levar para o banho. Destacamos a excelente qualidade de voz durante as chamadas telefónicas, podendo ser usado apenas um auricular.

A autonomia pode chegar às cinco horas entre cargas e até às 13 horas com recurso à caixa. O cancelamento ativo do ruído faz a diferença, conseguimos sentir quando está ativo.

Além disso, a transição para o Modo Transparência caso detete uma conversa é um excelente truque de software. Seja para ouvir música, mediar chamadas, ou acompanhar o teu Samsung, os Galaxy Buds Pro são um produto maduro e de grande valor.

Samsung Galaxy Buds Pro

São mais baratos que os AirPods Pro da Apple, ou os Sony WF-1000XM3, sendo uma alternativa viável a ambos. Caso procures algo mais em conta, com excelente qualidade de áudio, os OPPO Enco X são a nossa recomendação.

Em síntese, os Galaxy Buds Pro são dignos do seu sufixo, sendo um produto premium, repleto de funcionalidades e surpresas para os utilizadores Samsung. Podes ver mais fotos do produto no respetivo álbum, via Google Fotos.

A 4gnews agradece à Samsung Portugal a cedência do equipamento para teste.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.