Sony WF-1000XM3 Review: True Wireless (quase) perfeitos!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 4 min.

A Sony é referência de mercado em várias indústrias, incluindo a do som. Seguindo as pegadas dos auscultadores WH-1000XM3, a marca possui os Sony WF-1000XM3, uma versão em True Wireless que em pouco me desiludiu. Fica a saber tudo sobre estes auriculares favoráveis.

Maestria no design e ergonomia

A caixa dos WF-1000XM3 é grande e provavelmente será um enchumaço no teu bolso. No entanto, esse tamanho é justificado pela bateria da mesma. A caixa carrega por USB-C é de carregamento rápido, onde em pouco mais de uma hora conseguirás obter uma carga total.

Os auriculares em si são ao estilo in-ear e a caixa traz 6 pares de pontas: 4 em silicone e 2 em borracha. Desta forma, pude escolher o tamanho e textura que mais me agradam. Os auriculares não tem um formato tão arrojado como a versão mais barata, os WF-XB700.

Vê a nossa review dos Sony WF-XB700

Os auriculares têm um formato confortável, prendem-se bem ao ouvido e possuem controloss, bem como um buraco para o cancelamento de ruído.

sfdgdfg

É sublime a qualidade de som

A Sony é das marcas mais fiáveis do mercado no que toca a som e estes WF-1000XM3 não são excepção. Foi simplesmente a melhor experiência auditiva que já tive com auriculares True Wireless. Facilmente superam os AirPods normais, ou qualquer auricular de gama média de outras marcas.

O som é rico em qualidade e distinção das diferentes frequências. Em certas músicas, consegui ouvir detalhes nos instrumentos que nunca tinha detetado antes. O baixo é extremamente rico e equilibrado, seja do mais relaxado instrumental de Jazz, o dinamismo de música eletrónica ou à complexidade de uma boa faixa de Rock/Metal.

Pessoalmente, possuo um par de auscultadores AKG Y500, que possuem um som excelente. No entanto, os WF-1000XM3 conseguiram ser superiores, mesmo tendo a desvantagem do formato mais pequeno de True Wireless.

Responsivos e intuitivos nos controlos

Os controlos dos WF-1000XM3 são 100% personalizáveis. Podes atribuir 3 comandos diferentes para cada auricular. Eu utilizei a configuração padrão, que é:

Lado esquerdo

  • 1 toque - aumentar volume
  • Toque prolongado - baixar volume
  • 2 toques - ativar assistente (Google, Siri)

Lado direito

  • 1 toque - parar a reprodução ou reproduzir
  • 2 toques - faixa seguinte
  • 3 toques - faixa anterior

Podes ainda tocar nos dois auriculares durante 7 segundos para ativar o modo de emparelhamento. Tens é que tê-los colocados nos ouvidos.

Além destes controlos, os auriculares param a reprodução quando tiras um ou os dois auriculares da orelha. Assim que os colocas novamente, a reprodução continua onde paraste. É excelente para quando precisas de parar de ouvir para atender uma chamada ou conversar com alguém.

dfsd

Desilusão no emparelhamento Bluetooth

Antes de mais, saliento que os WF-1000XM3 possuem NFC na caixa. Desta forma, podes simplesmente tocar com a traseira do teu smartphone e emparelhar de imediato. Basta teres um equipamento que possua NFC. Caso contrário, usa a app.

Contudo, fiquei um bocado desiludido com o emparelhamento. Por vezes tornou-se frustrante tentar emparelhar com o computador, ou outros dispositivos. Além disso, não é possível ter dois aparelhos ligados ao mesmo tempo, pelo menos eu não consegui fazê-lo.

Finalmente, existem ainda algumas falhas no Bluetooth de vez em quando. Ainda assim, o alcance é bom, reduzindo a qualidade do som, se te afastares muito, antes de desligar por completo.

App da Sony complementa muito bem a experiência

As apps da Sony funcionam muito bem com estes auriculares. A mais importante é a Sony Headphones, que te permite emparelhar rapidamente com os auriculares. Além disso, tens acesso ao nível de bateria de cada auricular e até mesmo a caixa.

O mais importante é o cancelamento de ruído, que podes ativar ou desativar. O modo de cancelamento ruído resulta muito bem e isola-te o mais possível, considerando que são auriculares True Wireless e não auscultadores.

Temos ainda um modo de cancelamento ativo onde os Sony WF-1000XM3 identificam o ambiente onde estás e o que estás a fazer. Neste modo, o som altera de estiveres sentado na rua ou em casa, em pé ou a caminhar. Temos ainda o equalizador, com vários modos, incluindo um manual para os mais específicos.

Aqui também podes configurar as indicações por voz. O mais impressionante é que temos voz em português de Portugal. A voz indica-te quando ligas os auriculares, 3 indicações de nível de bateria, modo de emparelhamento e quando ligas ou desligas um dispositivo. Saliento que podes desligar estes avisos, caso se tornem irritantes.

rsdfg

Síntese: um dos melhores True Wireless que podes comprar

Como eu costumo dizer, a qualidade paga-se. Estes auriculares variam entre os 200 a 250 euros, dependendo de onde os comprares. Caso queiras um dos melhores auriculares True Wireless do mercado, esta é uma excelente opção.

Outras opções incluem os AirPods Pro e os Galaxy Buds+. Contudo, se quiseres adquirir uns auriculares sem vínculos a fabricantes, os WF-1000XM3 são a tua melhor escolha. Apenas lamento os problemas de emparelhamento Bluetooth e a inabilidade de ligar vários dispositivos, para transição suave.

Utilizando em sessões diárias de 2-3h, consegui manter os auriculares com carga durante cerca de 5 dias, até ter que carregar a caixa. Em suma, os WF-1000XM3 não desiludem no campo do som e da ergonomia, os dois pontos mais importantes a considerar nesta categoria de gadget.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.