Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

OPPO Enco X Review: earbuds True Wireless bons e competitivos em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

A Oppo, fabricante de origem chinesa, é conhecida pelos seus smartphones, mas também se especializa em soluções de áudio há vários anos. Entre estas soluções temos os Oppo Enco X, auriculares ou earbuds True Wireless Bluetooth dignos de nota.

Têm cancelamento ativo do ruído, custam aproximadamente 179 € em Portugal e a sua premissa é idêntica à dos AirPods Pro da Apple, produto onde se inspiram no design e alguns dos atributos. São bem construídos e a qualidade do áudio é já bastante boa.

Primeiras impressões e unboxing dos Oppo Enco X

Oppo Enco X

A caixa impressiona pela atenção ao detalhe, grafismo e qualidade. Faz-se acompanhar pelo Manual de Iniciação Rápida, documentação legal, dois pares de almofadas extra nos tamanhos S e L, além do curto cabo USB-A para USB-C para carregamento. Todos os acessórios e componentes vêm cuidadosamente embalados na caixa.

A apresentação dos itens é cuidada e vai ao encontro da colocação deste produto no mercado. É uma solução avançada para áudio.

Destaques dos Oppo Enco X

  • Cancelamento ativo do ruído poderoso (ANC)
  • Carregamento sem-fios
  • Boa autonomia - até 24 horas com a caixa - 4 horas (média) com os auriculares
  • Qualidade de som muito satisfatória
  • Boa qualidade de construção (IP54) e apresentação

OPPO Enco X

O cancelamento ativo do ruído (ANC) é facilmente o maior trunfo. São leve e bastante confortáveis de usar, mesmo durante longos períodos graças também ao seu formato arredondado. A haste é pequena, sendo relativamente discreta.

Foi ao usar estes earbuds Bluetooth True Wireless durante as jornadas de trabalho com mais pessoas por perto que descobri as capacidades do seu ANC, ajustável em dois níveis, além do Modo Transparência - e de também poder ser desativado.

Há, portanto, quatro níveis à disposição do utilizador, ajustáveis a partir do Menu das Definições Bluetooth em smartphones Oppo, ou através da app HeyMelody, para outras marcas de smartphones.

ANC OPPO

O modo Transparência usa os três microfones presentes no exterior dos earbuds para ampliar o som envolvente. Isto permite ao utilizador ouvir melhor as conversas, além de estar a par do envolvente, recomendado ao caminhar na rua, por exemplo.

Os Enco X têm ligação Bluetooth de baixa latência, o Binaural Low-Latency Bluetooth que os torna (quase) utilizáveis para jogos competitivos como PUBG Mobile. O atraso é mínimo, mas consegue ser percetível ainda assim.

OPPO Enco X

Para os Enco X, a Oppo estabeleceu uma parceria com a Dynaudio, fabricante dinamarquesa de soluções de áudio fundada em 1977, com o logótipo da marca bem visível. É notória a presença deste branding bem visível nos auriculares.

Outro dos pontos fortes é o carregamento sem-fios da caixa. Suportam o padrão Qi e isto significa que os podes carregar em virtualmente todos os carregadores sem-fios no mercado.

Com um carregador wireless da Xiaomi consegui carregar a caixa com os earbuds incluídos, em cerca de quatro horas, a quatro horas e meia. Senti que não era fácil acertar com a posição correta para dar início ao carregamento sem-fios, mas isso também dependerá do carregador de cada utilizador.

Para um carregamento mais rápido basta ligar o cabo USB-C à respetiva porta, na parte inferior da caixa. Com um adaptador USB-C a carga é mais rápida. Em duas horas, a duas horas e meia conseguimos ter carga total na caixa e auriculares.

OPPO Enco X

Por norma colocava sempre os earbuds na caixa quando não os estava a usar para ter sempre alguma carga. Note-se que a caixa tem um LED exterior que varia entre verde, amarelo e vermelho para indicar o estado da bateria dos earbuds e da própria caixa.

A qualidade de som melhora consideravelmente ao usar o High Definition Codec (LHDC), apesar de tal só estar disponível em alguns smartphones de topo. Também apresentam o codec AAC, disponível nas definições da maioria dos smartphones.

OPPO Enco X

Vale notar que ao ativar o codec AAC, a autonomia de bateria de cada earbud é, sensivelmente, de quatro horas. Ao desativar esta opção de tranmissão de áudio via Bluetooth em alta qualidade, a autonomia sobe para 5 horas, ou até mais um pouco.

Ainda relativamente à autonomia, da caixa podemos esperar 3 cargas completas dos auriculares, possivelmente 4 consoante o tipo de uso. São bons valores que aumentam também a portabilidade e versatilidade deste produto.

A utilização dos auriculares Enco X é confortável

OPPO Enco X

Os auriculares são relativamente discretos, com haste diminuta e porção principal do corpo arredondada. Ao serem utilizados, este corpo principal repousa confortavelmente no exterior do ouvido, sem causar cansaço ao serem usados durante longos períodos.

Este é um quesito onde sou particularmente criterioso. O mínimo desconforto é o suficiente para me fazer procurar outra solução. E, neste caso, só tenho a dizer bem dos Oppo Enco X. São leves, relativamente ergonómicos e têm almofadas extra (2 pares).

Não causam desconforto durante as 4 ou mais horas em que a sua autonomia me permitiu usá-los, portanto, passam com distinção neste ponto.

Os controlos por toque não são propriamente intuitivos

OPPO Enco X

O design dos Oppo Enco X é muito similar ao dos AirPods Pro e isto acaba por ser um ponto positivo. São earbuds True Wireless bonitos, bem construídos neste plástico policarbonato brilhante e relativamente discretos na orelha, com haste pequena.

Contudo, por ser efetivamente pequena e delgada, os nossos dedos têm uma área reduzida para tocar. E, quando tocamos numa área pequena, acabamos por tatear um pouco à sorte.

Isto pode não ser importante para alguns utilizadores, não foi impeditivo no meu caso, mas para quem dá valor aos controlos por toque, é algo a ter em consideração.

OPPO Enco X

Há três tipos de controlos - toques - principais, tal como ilustra a imagem acima. Cada um destes são ajustáveis pelo utilizador, podendo despoletar diferentes ações. O mais útil e intuitivo é o de arrastar para cima, ou para baixo, para aumentar ou diminuir o volume, respetivamente.

Ao tocar e manter a pressão durante 1 segundo alternamos entre os modos de ANC. Ao tocar e manter a pressão durante pelo menos 3 segundos mudamos para outro dispositivo - os auriculares podem-se conectar a mais que um dispositivo em simultâneo.

A qualidade de áudio é o ponto mais importante nos auriculares

OPPO Enco X
Botão físico (único) para colocar os Enco X em modo de emparelhamento.

A maior parte do tempo em que os usamos vamos estar a ouvir música, portanto, a qualidade de áudio é o aspeto mais importante na hora da compra. Aspeto em que os OPPO Enco X mostram a benesse da parceria com a DynaAudio.

A afinação, o equilíbrio das frequências é muito bom. É possível discernir vários instrumentos, mesmo num palco sonoro reduzido e fechado. Os graves estão presentes, sem abafarem e distorcerem os médios e agudos. A harmonização está bem conseguida.

Não vamos comparar os auriculares Bluetooth True Wireless com uns auscultadores de preço similar, ou superior. São realidades distintas, mas mesmo assim tive uma boa surpresa com a qualidade de áudio nestes earbuds Buetooth.

OPPO Enco X

Após ter testado e usado soluções similares com earbuds Bluetooth, a qualidade de áudio nunca pareceu ser o ponto forte. Com os Enco X senti maior fidelidade sonora. É possível ouvir música já com qualidade em auriculares sem-fios.

O desempenho sonoro também será diferentemente percecionado consoante o tipo de música favorito do utilizador. Através do Spotify, também com a qualidade definida para o máximo, esta tende a ser a lista de reprodução em alta rotação.

Em síntese, ficarão positivamente surpreendidos com nível de detalhe que se pode retirar deste gadget que cabe no bolso. São uma solução extremamente versátil para ouvir música em qualquer lugar, ou para fazer chamadas telefónicas.

A qualidade das chamadas telefónicas é excelente

OPPO Enco X

Equipados com três microfones externos, os Oppo Enco X permitem falar com clareza e ouvir bem quem está do outro lado. O ruído ambiente é reduzido para não causar distrações e ouvimos perfeitamente a outra pessoa. Do outro lado, o feedback também é positivo, mesmo quando o vento incide nos auriculares. Aí, já temos alguma distorção, mas em níveis toleráveis.

Para quem planeia atender chamadas, ou gosta de falar neste modo de mãos livres, esta é uma boa solução. Vozes claras, com bom volume e definição, sendo fáceis de usar. Têm certificação IP54 - resistência à água e ao pó.

A sincronização é tão simples como abrir a caixa

OPPO Enco X

Com a conexão Bluetooth ativa no telefone basta abrir a caixa dos Oppo Enco X e surgirá a seguinte janela - imagem acima. Isto em smartphones da Oppo, ou outros dispositivos que já tenham instalado a aplicação HeyMelody, para controlo.

Os Oppo Enco X fazem uma gestão rápida caso estejam emparelhados com vários dispositivos e saberão qual deles é que está a reproduzir áudio. Nesse caso, ligam-se de imediato à fonte que esteja a enviar sinal. Funcionam sem falhas neste ponto.

Ligação Bluetooth estável entre smartphones e computadores

OPPO Enco X

A sincronização é muito rápida, tanto em computadores como smartphones. Este foi outro dos aspetos que me surpreendeu nos auriculares Bluetooth, área em que outros ficam facilmente baralhados.

A conexão Bluetooth ao smartphone nunca falhou, ou caiu por si, sem que também me afastasse em demasia da fonte. São auriculares ótimos para usar, sem preocupações com mais ligações.

Caso necessitemos de emparelhar os auriculares a outro dispositivo temos um botão físico (único) na caixa dos auriculares.

Conclusão: são excelentes earbuds Bluetooth, não perfeitos

OPPO Enco X

O único ponto detrativo são os controlos por toque. Fruto de uma área diminuta para tocar na haste dos auriculares e um leque limitado de opções para ações - temos quatro tipos de toque com alguns comportamentos possíveis. É esta a única imperfeição evidente dos Oppo Enco X.

A qualidade de áudio foi uma boa surpresa. A qualidade de construção é muito boa, com o metal a permear a caixa e o plástico de boa qualidade, brilhante e com um toque de elegância em todo o produto. Têm certificação IP54.

São extremamente versáteis e neste formato - earbuds Bluetooth - o cancelamento ativo do ruído é realmente eficaz. A autonomia está ligeiramente acima da média - entre 4 a 5 horas - e o carregamento sem-fios é uma boa adição.

São muito bons para atender chamadas e suportam bons codecs para transmissão de áudio via Bluetooth. Trata-se de um produto realmente bem conseguido que se coloca, justamente, no segmento premium de auriculares Bleutooth True Wireless.

Os Oppo Enco X estão disponíveis nas lojas em Portugal com um preço recomendado de 179 €, ou através da Amazon.ES desde 161,99 euros. São uma excelente alternativa aos AirPods Pro e consideravelmente mais acessíveis.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.