Samsung Email ou Gmail da Google - Qual a melhor aplicação?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.
Samsung Email Google Gmail aplicação
Qual a melhor app de email? @pcmag

Email. Uma das mais antigas formas de comunicação. Do papel para o digital, o correio eletrónico continua a ser um meio de comunicação extremamente relevante. Temíamos que entrasse em extinção mas tal não se verificou. Da mesma forma que chegamos a temer pelo fim dos computadores portáteis quando surgiram os tablets. Agora, são os tablets que são cada vez menos procurados. Agora, entre a Google Gmail, Inbox e a Samsung Email, qual delas será a melhor aplicação de email?

Vê ainda: Vota nos prémios 4gnews! “Melhor Smartphone do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

Existem milhares de aplicações para este efeito. Milhares de fornecedores de serviços de correio eletrónico. Entre o Gmail, Outlook ou até mesmo o Yahoo e a Sapo. Todas elas possuem aplicações para dispositivos móveis. Qual delas será a melhor aplicação? Qual delas a que conjuga melhor as tuas mensagens?

Samsung Email, Gmail ou Inbox da Google?

Neste artigo vamos explorar a Samsung Email, a Gmail e Inbox. As duas últimas são produzidas e desenvolvidas pela Google. A primeira, o nome diz tudo. Note-se que cada aplicação aqui listada é gratuita para o sistema operativo Android.

Em primeiro lugar, se queres uma experiência stock, ficarás perfeitamente satisfeito com a Gmail. Aliás, esta é a aplicação que já vem instalada em praticamente todos os dispositivos Android. Tem ficado mais prática, mais elegante e funcional. Contudo, para alguns utilizadores pode continuar a ser demasiado "básica". Felizmente não faltam alternativas gratuitas. Há muitas por onde escolher!

Pessoalmente sou um entusiasta de um ambiente stock. Tudo, tal e qual vem de fábrica. Em raras ocasiões mudo o papel de parede do meu smartphone e mesmo a nível de aplicações, já há muito que me rendi à simplicidade e minimalismo da Google. Por isso mesmo, a Gmail é a aplicação que uso diariamente para consultar o meu email.

aplicação email Google Samsung Email Gmail Android Google
Simples, prático, eficaz e gratuito. Que mais se pode pedir deste serviço de correio eletrónico?

Seja através do smartphone (mobile) ou através do computador (acesso web), o serviço Gmail cumpre bem a tarefa e está cada vez mais eficaz no reconhecimento de Spam e correio indesejado. As aplicações da Google partilham uma mesma filosofia de design e acabei por me habituar a uma utilização das suas várias Apps. Desde a pesquisa Google até ao Google Contacts.

Aplicação Gmail reflecte a ideologia da Google. Simples, prática e para todos

Por outro lado, o Gmail pode ser chamado de escolha básica, ou até mesmo pobre. Preguiçosa talvez. Como já vem instalado em praticamente todos os smartphones Android acaba por ser extremamente popular.

Conta com suporte para várias caixas de correio de diferentes fornecedores e isso torna-o numa aplicação muito prática e versátil. Suporta ainda uma caixa de correio geral em que agrega todas as contas. Suporta uma variedade de serviços como IMAP, POP e Exchange.

O seu aspecto, o Material Design é simples e pode ser encontrado em praticamente todas as "caras da Google". É a filosofia de design de todos os serviços da tecnológica. Em suma, é a melhor aplicação gratuita de email que podes encontrar, ou utilizar. Conta ainda com vários filtros para separar os conteúdos. Desde redes sociais a SPAM, no geral faz bom serviço.

Descarrega AQUI a aplicação Inbox na Google Play Store

Inbox da Google, um Gmail aprimorado

E depois vem o Inbox, também da Google. Uma espécie de aplicação Gmail mas mais inteligente.

Tenta agregar uma variedade de tópicos para facilitar a navegação e organização dos conteúdos. Podes também ter acesso prioritário a confirmações de voos, receber os bilhetes, ver informações sobre a expedição das tuas encomendas e até ver fotos.

Possui uma incomparável integração com a assistente virtual da Google, a Assistant. Contudo, a sua grande desvantagem é o facto de só suportar contas Gmail e lá está, a menos que usufruas da Google Assistant, nunca retirarás todo o proveito desta aplicação de email. Caso não tenhas uma conta Gmail ou não uses a Assistant, não é a melhor opção.

E depois há a aplicação Samsung Email...

Com mais de 100 milhões de downloads e instalações a partir da Google Play Store, a Samsung Email surge como uma surpresa. Na prática, a aplicação Samsung Email faz aquilo que as outras Apps de email fazem. Suporta vários protocolos como o POP3, IMAP, e até o Exchange ActiveSync.

Desta forma poderás agregar todas as tuas possíveis contas de correio eletrónico numa única aplicação. Para que todos os conteúdos estejam ao teu dispor e organizados segundo as tuas preferências. Tal como a aplicação Gmail, aqui não há muito que esta faça e as outras não. A grande benesse é o facto de já estar presente nos smartphones Samsung.

Descarrega AQUI a aplicação Samsung Email na Google Play Store

A gigante sul-coreana tem diminuído o número de aplicações pré-instaladas nos seus dispositivos. Contudo, uma das que ainda perdura é este seu hub de email. A aplicação que agrega e organiza as tuas contas de correio eletrónico. Agora, esta App acaba de ultrapassar uma incrível fasquia.

Já são mais de 100 milhões de downloads e instalações a partir da Google Play Store. Pessoalmente não a considero das mais elegantes e caso já tenhas o Gmail no teu smartphone não se justifica a sua utilização. Mesmo assim, será uma alternativa a ter em conta.

E tu, qual aplicação para gestão de email utilizas no teu smartphone? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm, Google e Microsoft preocupadas com a proposta da Broadcom

Huawei Mate 10 Pro já foi desmontado passo-a-passo pela iFixit!

Samsung Galaxy A8 (2018) e Galaxy A8+ (2018) revelado pela Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.