Samsung e Mastercard desenvolvem cartão que lê a tua impressão digital

Bruno Coelho
Comentar

É preciso recuarmos até 2017 para a data em que a Mastercard apresentou um cartão com leitor de impressões digitais embutido. Agora a empresa do setor de pagamentos celebrou uma parceria com a Samsung para o lançamento de um novo cartão com estas características.

O cartão em questão dará ao utilizador a possibilidade usar a sua impressão digital na hora de realizar um pagamento. O objetivo é poder deixar de usar o clássico PIN, recorrendo a esta solução mais amiga do distanciamento social.

Usar o cartão em caixas multibanco sem ter de colocar o PIN é um objetivo

Neste novo modelo, os pequenos chips serão desenvolvidos pela Samsung Card. E o objetivo é que este tipo de cartão possa ser utilizado em qualquer caixa multibanco, sem haver a necessidade de digitar o código pessoal.

Mastercard

Além de promover o distanciamento social, esta funcionalidade também pode diminuir o risco de fraude. Na prática, o objetivo é tornar mais segura a solução de contactless (sem contacto) que tão popular se tornou no último ano.

A função de contactless permite que possas fazer compras sem que seja necessário introduzir o cartão no terminal multibanco. Mas em caso de roubo do cartão, pode dar a azo a utilização indevida até que o canceles. Com a introdução da impressão digital, esse é um problema que fica mais facilmente solucionado.

Cartão ficará disponível na Coreia do Sul ainda em 2021

É importante realçar que, segundo ambas as empresas, este cartão será lançado primeiramente na Coreia do Sul ainda em 2021. O processo de adoção será “gradual” com a chegada a mais países no futuro.

Hanjoo Yoon, vice-presidente de planeamento e comunicação da Samsung Card, afirma que esta é uma “solução poderosa”. Será interessante vê-la em prática daqui a uns meses.

Editiores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.