4K-Ultra-HD-vs-Full-HD
De acordo com um relatório de supostas fontes coreanas, tanto a Samsung como a LG irão “saltar” os ecrãs 4K nos seus smartphones, focando-se nos painéis QHD que já existem em produção.

Vê também: Vídeo mostra um concept perfeito do Galaxy S7

Um dos detalhes curiosos do Samsung Galaxy S7 é o ecrã que se vai manter em QHD em vez de subir a fasquia para resoluções maiores. Aconteceu mais ou menos o mesmo com o LG G4, que vai manter o mesmo ecrã do seu antecessor, LG G3.

   

Para ser sincero acho uma opção sensata pois a maioria dos consumidores ainda tem sentimentos mistos em relação a resoluções 4K em smartphones. Os problemas mais óbvios são o consumo de bateria e a falta de conteúdo nessa resolução para não falar do consumo extra de dados na visualização do pouco conteúdo que existe.

displaycomparaçaoRelembro ainda que a resolução chamada QHD (Quad HD) é definida como 2560 x 1440 pixeis e a resolução 4K como 4096 x 2160 pixeis. Existe ainda uma resolução intermédia chamada Ultra HD que fica pelos 3840 x 2160.

Um terminal que recebeu alguma crítica foi o Xperia Z5 Premium que apesar de se gabar de um ecrã 4K, a maioria das imagens reproduzidas no terminal estão em Full HD. A Sony argumentou que essa situação deveu-se ao consumo da bateria e há quem tenha mencionado o possível sobreaquecimento do Snapdragon 810 sob uma resolução 4K.
Xperia-Z5-Premium-SO-03H_1-640x688
Em conclusão temos de perceber que a maioria dos fabricantes contenta-se em fazer painéis Full HD, até porque muitos consumidores ainda preferem essa resolução, e dizem que resoluções acima são overkill e supérfluas por causa da limitação do olho humano. É discutível. Isto claro não significa a 100% que não vejamos terminais por parte destas empresas com resoluções 4K mas seria sensato da parte deles irem com calma, na minha opinião.

Talvez queiras ver:

😉