Samsung domina mercado mobile em 2022, mas a líder foi outra no último trimestre

Bruno Coelho
Comentar

Os analistas da Canalys já partilharam o mais recente relatório referente aos envios/vendas de smartphones globalmente. Este mostra quem dominou no último trimestre de 2022, mas também faz um apanhado de todo o ano.

De maneira geral, o mercado caiu 17% em vendas neste último trimestre do ano, face ao período homólogo. E mesmo durante todo o ano, as vendas caíram 11%, totalizando perto 1,2 mil milhões de unidades vendidas.

Fonte: Canalys
Fonte: Canalys

É sem surpresas que a Samsung liderou durante o ano de 2022, com uma quota de mercado de 22%. Mas a Apple não ficou muito longe, amealhando uma quota de mercado de 19%.

Quem se distanciou mais da posição de liderança foi a Xiaomi, que conseguiu 13% de quota de mercado durante este ano. O TOP 5 fecha com a Oppo e a Vivo com 9% de quota de mercado. As restantes fabricantes continuam com 28% de quota de mercado.

Fonte: Canalys
Fonte: Canalys

Apple liderou mercado mobile no último trimestre de 2022

Como vem sendo habitual, durante o quarto trimestre foi a Apple a liderar o segmento mobile. Com uma quota de mercado de 25%, a fabricante de Cupertino cresceu 2% face ao período homólogo.

Seguiu-se a Samsung com 20%, e a Xiaomi a ficar-se pelos 11%. Neste último trimestre, a Oppo mordeu os calcanhares à terceira posição, com 10% de quota de mercado. A Vivo fecha o TOP 5 com 8% de quota de mercado. Neste trimestre, as restantes marcas tiveram 26% de quota de mercado.

Fonte: Canalys
Fonte: Canalys

Veremos se 2023 nos reserva uma manutenção da liderança por parte da Samsung, ou se a Apple conseguirá chegar mais além.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt