Samsung cancela este smartphone por uma boa razão

Mónica Marques
Comentar

Ao que tudo indica, a Samsung cancelou o smartphone Galaxy S22 FE, mas a razão não podia ser melhor para... a marca!

Devido ao sucesso do Galaxy S22 Ultra, a gigante sul-coreana terá de redirecionar os poucos chips existentes para a produção do flagship, não conseguindo garantir que o S22 FE tenha componentes necessários para avançar.

Samsung cancela Galaxy S22 FE interrompendo o seu desenvolvimento

Samsung Galaxy S22 Ultra
O Samsung Galaxy S22 Ultra está a revelar-se um sucesso de vendas para a marca Crédito@Samsung

Aparentemente, a Samsung decidiu cancelar o desenvolvimento do smartphone S22 FE. A informação chega através do site The Elec que vem confirmar rumores anteriores de que o modelo em questão não veria a luz do dia, este ano.

Muitas vozes argumentavam que o atraso do aparecimento do S22 FE nos sites de certificação ficava a dever-se a todos os atrasos que a geração anterior, Galaxy S21 FE, sofreu e que por isso o novo modelo chegaria mais tarde.

Mas parece que afinal a razão é outra. De acordo com os especialistas do setor, a gigante sul-coreana terá cancelado o seu lançamento devido ao sucesso de vendas do Galaxy S22 Ultra. Visto que a marca continua a debater-se com o probblema de escassez de chips, decidiu redirecionar o componentes para a linha de produção do flagship e interromper o desenvolvimento do novo modelo de gama média, S22 FE.

De acordo com o plano inicial, a Samsung previa produzir três milhões de unidades da variante Fan Edition do Galaxy S22, uma vez que habitualmente esta versão tem muito sucesso junto dos utilizadores.

Mas o Galaxy S22 Ultra já vendeu mais de dez milhões de unidades até ao momento e, por essa razão, a Samsung necessita de todos os processadores Snapdragon que tem para continuar a responder à procura do mercado; especialmente agora que a marca pretende usar mais o chip da Qualcomm em vez do seu chip proprietário Exynos.

Mas haverá uma versão Fan Edition do Samsung Galaxy S23

E é assim que a Samsung vai contornar o problema da escassez de chips, redirecionando os três milhões de processadores destinados ao Galaxy S22 FE para a linha de produção do Galaxy S22 Ultra.

Se avaliarmos bem, faz todo o sentido. A Samsung está a responder às necessidades do mercado, ao apostar num smartphone que está a revelar-se um sucesso de vendas. Em simultâneo, a marca já lançou uma variante Fan Edition este ano que se mantém relativamente atual e que pode responder aos desejos dos fãs desta versão.

Esta estratégia da Samsung também pode explicar os recentes rumores que surgiram sobre a marca sul-coreana estar a comprar mais processadores a outros fornecedores, nomeadamente à MediaTek.

Mas há boas notícias para os adeptos da variante Fan Edition da Samsung. De acordo com os especialistas do setor, o lançamento do Galaxy S23 FE continua em cima da mesa e, muito possivelmente, a marca vai transferir os planos que tinha para esta variante do Galaxy S22 para a próxima.

Por outras palavras, vai abastecer-se com três milhões de processadores que vão seguir para o desenvolvimento do Samsung Galaxy S23 FE. Tudo isto partindo do princípio que nessa altura, o problema de escassez de componentes está resolvido.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.