Samsung atualiza estas apps antes mesmo do update One UI 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica sul-coreana Samsung começa agora a atualizar duas das suas aplicações de sistema presentes em milhões de tablets e smartphones Android preparando a chegada da próxima versão da interface. Em causa estão as aplicações Samsung Notes (Notas) e Samsung Clock (relógio), ambas com novas funções e algumas alterações para o design geral.

Antecipando a chegada do sistema operativo Android 13 da Google, temos visto os primeiros vislumbres da One UI 5. Note-se que esta será a próxima grande atualização para os smartphones Samsung, revestindo virtualmente todos os aspetos funcionais e estéticos do sistema com as adições e personalizações da própria Samsung.

A interface One UI 5 trará o Android 13 aos smartphones Samsung

🎉 #Android13 Beta 4 is out today! Get the beta to make sure your apps are ready for the official Android 13 release coming soon! ⬇https://t.co/pAV6olQOZF

— Android Developers (@AndroidDev) 13 de julho de 2022

A Google disponibilizou recentemente a última versão de testes (beta) do Android 13. Para além disso, tal como demos a conhecer em ocasião anterior na 4gnews, a tecnológica referiu que a versão estável chegaria "no decurso das próximas semanas". Ou seja, não teremos que esperar muito mais até que próxima iteração deste sistema operativo veja a luz do dia.

Entretanto, a Samsung começou já a preparar o terreno para a "grande atualização" uma aplicação de cada vez. Fá-lo, com efeito, através das novas versões das apps Notas e Relógio da própria Samsung. Importa ainda frisar que o relato foi primeiramente avançado pela publicação SamMobile, sempre atenta aos desígnios da tecnológica sul-coreana.

Ligeiras alterações para as aplicações Notas e Relógio da Samsung

Samsung

Ainda de acordo com a fonte supracitada, para além das alterações listadas no changelog, temos a possibilidade de definir um tipo de letra menor que 8 pontos. É uma mera curiosidade, mas se quiserem tirar partido desse recurso na aplicação Notas já o podem fazer assim que atualizarem para a versão v4.3.14.39.

Há também algumas melhorias para a aplicação Relógio da Samsung com a versão v. 12.1.21.1. Aqui temos sobretudo alterações ligeiras à interface gráfica da aplicação, sem a adição de novas funções à app de sistema.

Relógio Samsung

Em particular, temos pequenas alterações visuais aos botões de Cancelar e Guardar ao definir um alarme na aplicação. Em ambos os casos os botões estarão mais notórios e fáceis de detetar ao usar a aplicação.

Para além disso temos uma miscelânea de otimizações para ambas as apps como opções de acessibilidade, correções de erros (bugs), melhoria da estabilidade, entre outros pormenores. Esta será uma das últimas atualizações antes da chegada da One UI 5.

Por fim, ambas as atualizações podem ser feitas através da Galaxy Store, o centro de aplicações Samsung. Note-se, porém, que a sua disponibilidade não será imediata, podendo demorar algumas horas ou dias até chegar a todas as regiões do globo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.