Xiaomi Mi A3: mítico smartphone Android continua vivo, eis a prova

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi está atualmente a distribuir uma nova atualização de software para um dos seus mais icónicos produtos dos últimos anos. É agora chegada a vez de o Xiaomi Mi A3 receber um patch ou atualização de segurança quando já todos o considerávamos finado.

Provando o oposto, este smartphone Android One, o terceiro e último da sua gama, recebe este último pacote de atualizações que visam reforçar a segurança do sistema. Em breve, contudo, este smartphone juntar-se-á à lista de equipamentos sem suporte.

O último fôlego do smartphone Xiaomi Mi A3

Xiaomi Mi A3

Importa relembrar que o Xiaomi Mi A3 chegou ao mercado com o sistema operativo Android 9, lançado em julho de 2019. Ao longo dos últimos anos este telemóvel de gama média, louvado pela sua relação qualidade / preço, veio a receber sucessivas atualizações que elevariam a versão do sistema operativo para o Android 11.

Graças também à plataforma Android One, da Google, as atualizações de segurança foram frequentes para este modelo que usufruiu de boa procura também em Portugal. Foi regularmente brindado com correções de erros e bugs, infelizmente demasiado frequentes na história deste modelo.

Reforço de segurança marca o fim do suporte ao Xiaomi Mi A3

Android One wcale nie jest zły. Xiaomi Mi A3 właśnie otrzymał lipcowe poprawki bezpieczeństwa. To 3-letni średniak, któremu może pozazdrościć niejeden nowszy flagowiec konkurencji. Taki realme GT 5G w Polsce ciągle nie dostał Andoroida 12 i siedzi na poprawkach z grudnia 2021 :-/ pic.twitter.com/ZCB7YEAhHt

— Konrad (@_pkonrad) 15 de julho de 2022

Ademais, a própria Xiaomi prometeria um total de três anos de atualizações de segurança para o Xiaomi Mi A3, numa altura em que tal era ainda raro. Agora, estamos no final da sua história com uma última e modesta atualização de software.

Aliás, tal como podemos observar acima, o "pacote" pesa pouco mais de 8 mb, pelo que trará pequenas alterações ao sistema. É uma distribuição OTA (over the air) pelo que já estará disponível para os utilizadores do Xiaomi Mi A3.

Por fim, de modo alternativo podemos também descarregar o novo software através do Xiaomi Firmware Updater. Numa última nota, recordamos que também em junho último este mesmo smartphone recebeu uma atualização similar na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.