Android 13 da Google recebe última versão de testes 'beta'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A versão estável, pronta para qualquer interessado, chegará "no decurso das próximas semanas". Esta é a garantia dada pela Google no dia em que distribui a última versão de testes (versão beta) do Android 13 para programadores e utilizadores interessados em testar as novidades.

As novidades foram divulgadas recentemente pela tecnológica de Mountain View, sinalizando a conclusão do desenvolvimento desta nova versão do sistema operativo. O melhor de tudo? A sugestão de lançamento iminente para a versão estável do sistema, com chegada "dentro de poucas semanas". Ainda que seja um conceito indeterminado, a sugestão é positiva.

Chegou a mais recente e última versão Beta para o Android 13 da Google

Em causa está a quarta versão beta (de testes) do Android 13, apta para qualquer programador interessado. O objetivo desta distribuição passa por prevenir os programadores e demais curiosos que possam querer, por exemplo, preparar as respetivas aplicações para a nova versão do sistema, ou tirar já partido das novas funções.

Assim sendo, para os utilizadores de smartphones Google Pixel, o firmware está pronto para instalar e experimentar, por exemplo, através do Android Emulator. De qualquer modo, esta é a última versão de testes, de acordo com a calendarização da Google.

Tal como a própria Google fez saber durante o seu certame tecnológica anual, a Google I/O 2022, a nova versão traz um sério reforço das funções de privacidade de sistema. Por exemplo, temos novas notificações de permissão e pedidos de autorizações para determinadas tarefas e acesso a aspetos fulcrais do smartphone.

O objetivo passa por dar mais controlo ao utilizador e proporcionar uma maior visibilidade no acesso a funções do telefone. Temos também novas versões para aplicações de sistema como os ícones das aplicações base, novo seletor de fotografias, calculadora, entre outras apps.

Por fim, a todos os utilizadores de smartphones Google Pixel que já estejam a usar uma versão beta do Android 13, a notificação de nova versão disponível (novo firmware) estará prestes a aparecer. Para os demais utilizadores, podem aceder ao website e plataforma dedicada para o Android 13, com mais informações sobre a compatibilidade das versões beta.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: este vai ser o primeiro smartphone da marca com sensor de 200 megapixéis
  • Xiaomi POCO F4 é desmontado e as notícias podiam ser melhores
  • Apple iPhone 15 Pro Max: eis o que esperar da câmara fotográfica
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.