Samsung ativa o ECG nos Galaxy Watch3 e Active2 em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung anunciou esta quinta-feira (4) que a aplicação Health Monitor estará disponível em breve em Portugal a partir de 22 de fevereiro. Os utilizadores do Galaxy Watch3 e do Galaxy Watch Active2 poderão então usar a monitorização da pressão arterial e de eletrocardiograma através da aplicação, permitindo-lhes manter-se informados sobre a saúde.

A app Samsung Health Monitor recebeu a marcação CE em dezembro de 2020, o que permitiu a expansão deste serviço para 28 países europeus. Portugal, infelizmente, não estava incluído neste primeiro grupo.

A marcação CE vem atestar a sua qualidade na Europa

Samsung Galaxy Watch Active

“Quase um milhão de pessoas usaram a aplicação Samsung Health Monitor para gerir a sua saúde desde o seu lançamento na Coreia em junho do ano passado”, disse TaeJong Jay Yang, Corporate SVP e Head of Health Team, Mobile Communications Business na Samsung Electronics. “Estamos empenhados em oferecer este serviço inovador de saúde a mais pessoas em todo o mundo, e a expansão mais recente é um marco importante nesta nossa missão.”

A avaliação da Pressão Arterial através do relógio inteligente

Os smartwatches Galaxy podem medir a pressão arterial através da app Samsung Health Monitor, que fornece aos utilizadores uma visão mais profunda sobre o seu estado de saúde e permite que tomem decisões mais informadas sobre o seu bem-estar.

Depois de o Galaxy Watch3 ou Galaxy Watch Active2 ser calibrado através de uma braçadeira tradicional, podem simplesmente selecionar para “medir” a pressão arterial a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com as respetivas instruções.

Samsung

O dispositivo mede a pressão arterial através da análise da onda de pulso. Na prática, é rastreada através dos sensores de monitorização de frequência cardíaca.

O programa analisa assim a relação entre o valor de calibração e a alteração da pressão arterial para determinar a pressão arterial no momento.

A monitorização de electrocardiograma (ECG) nos smartwatches Samsung

A função de eletrocardiograma permite analisar a atividade elétrica do coração através de um sensor presente no Galaxy Watch3 e Galaxy Watch Active2.

Samsung ECG

Para tal, basta aceder à aplicação Samsung Health Monitor quando estiver sentado confortavelmente e garantir que o relógio esteja colocado no pulso de forma firme.

Em seguida, deve apoiar o antebraço numa superfície plana e tocar levemente com a ponta do dedo da mão oposta no botão superior do smartwatch por 30 segundos.

A aplicação medirá a frequência e ritmo cardíaco, que serão classificados como Ritmo Sinusal (batimento cardíaco normal e regular) ou AFib (quando o coração bate irregularmente).

A atualização da aplicação Samsung Health Monitor irá ser progressivamente disponibilizada para o Galaxy Watch3 e Galaxy Watch Active2 a partir do dia 22 de fevereiro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.