WhatsApp: 4 dicas de privacidade e boas práticas de segurança

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O WhatsApp é a plataforma de mensagens instantâneas mais popular do mundo. É uma app grátis para enviar mensagens, fazer chamadas através da Internet e outras opções para estar em contacto com família e amigos, ou descobrir novos grupos.

O serviço conta com várias funções que permitem melhorar a segurança das tuas comunicações para manter as conversas a salvo de olhares indesejados. A pensar nisso compilamos estas quatro dicas de segurança e boas práticas para o WhatsApp.

1. Ativa o Bloqueio por impressão digital

A opção está disponível há vários meses para smartphones Android e iOS (iPhone). Em ambos os casos podemos usar a impressão digital - nos telefones que suportem a função e tenham o leitor de impressões digitais.

Para ativar esta função de segurança deves tomar os seguintes passos:

  • Abre o WhatsApp - Acede às Definições - sinalizado pelos 3 pontos verticais no canto superior direito
  • Toca em Definições e, em seguida, toca na opção "Conta" sinalizada pela 🔑
WhatsApp dica
Sinalização do menu "Privacidade" - dica 1 e menu "Segurança" - dica 2.
  • Toca em "Privacidade" sinalizada pelo 🔒
  • Desliza até ao fim do menu Privacidade e localiza "Bloqueio por impressão digital"
  • Ativa a opção "Desbloquear com impressão digital"
  • O acesso ao WhatsApp está agora protegido.

Ao ativar esta opção temos que usar a impressão digital para abrir o WhatsApp. Caso contrário não será possível aceder à aplicação, estando a mesma protegida contra outros utilizadores que possam ter acesso ao telefone.

WhatsApp dica
As opções disponíveis no menu de bloqueio por impressão digital no WhatsApp.

O utilizador também pode definir o intervalo de bloqueio automático. Isto é, o tempo que o telefone demora a bloquear-se automaticamente, instâncias em que será necessário desbloquear a aplicação através da leitura da impressão digital.

Além disso, é possível desativar a apresentação do conteúdo nas notificações. Desse modo, ao receber uma nova mensagem de WhatsApp - ou outra notificação - o teor da mesma não será apresentada no menu das notificações do smartphone.

2. Mostrar notificações de segurança

  • Abre o WhatsApp e toca em Configurações / Ajustes
  • Toca agora em Conta e, sem seguida, em Segurança (1.ª imagem)
  • Ativa a opção "Mostrar notificações de segurança".
Dica 4gnews WhatsApp
Opção para ativar as notificações de segurança no WhatsApp.

O WhatsApp utiliza a criptografia de ponta a ponta para todas as conversas, chamadas e atualizações de estado. Isto significa que só quem tiver a chave criptográfica - normalmente o código QR que partilhamos, por exemplo, para dar acesso a um grupo - terá acesso ao conteúdo destas comunicações.

Por outras palavras, só quem tiver esse código é que terá acesso ao que é dito ou partilhado na plataforma. Portanto, ao ativar esta definição seremos alertados quando o código de segurança de um dos contactos for alterado.

Este código também pode assumir a forma de uma sequência de 60 dígitos, sendo gerado para cada conversa. Este código pode mudar por diversas razões como a mudança de aparelho, ou a reinstalação do WhatsApp no mesmo dispositivo.

3. Decide quem te pode adicionar a grupos do WhatsApp

  • Abre o WhatsApp e acede às Definições / Conta
  • Toca no menu "Privacidade" e desce até à opção "Grupos"
  • Define quem te pode adicionar aos grupos entre as 3 opções disponíveis
  • Feita a escolha, toca em "Concluído".
WhatsApp
As diferentes opções e controlo da adição a grupos do WhatsApp.

Os grupos do WhatsApp são um dos seus melhores atributos, mas também se podem tornar incómodos caso o teu contacto seja adicionado vezes sem conta. Algo tão mais grave se a temática dos grupos não for do teu interesse e isto se repita.

Feito este controlo, podes decidir exatamente quem é que te pode adicionar aos grupos do WhatsApp.

4. Bloqueia os contactos indesejados

  • Abre a conversa com a pessoa que queres bloquear
  • Toca no ícone dos três pontos na parte superior direita para abrir as Opções
  • Toca na opção "Bloquear contacto"

O bloqueio de um contacto é a forma mais eficaz de nos livrarmos de spam, ou qualquer incómodo provocado por outros utilizadores da plataforma.

Ao bloquear alguém esse contacto deixará de poder enviar mensagens, adicionar-te a grupos, ver a tua foto de perfil, saber se estás online, nem poderá contactar-te por chamadas de voz, ou vídeo.

Extra. Tira proveito das definições de Privacidade

WhatsApp
A descrição da aba Privacidade no WhatsApp.

O WhatsApp tem vários recursos granulares neste menu. Aqui é possível definir, por exemplo, quem pode ver a tua Biografia, Foto de Perfil, Estado, ou a última vez que estiveste online.

Também podemos ativar ou desativar os recibos de leitura, a partilha da localização no WhatsApp, e aceder à lista de contactos bloqueados caso, porventura, queiras desbloquear algum.

Tira proveito destes recursos conforme for necessário.

Tira mais proveito do teu WhatsApp:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.