Apple: conhece os primeiros detalhes dos seus óculos de Realidade Virtual

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

No final do mês passado, surgiram os primeiros rumores de que a Apple estaria a preparar os seus primeiros óculos de Realidade Virtual (RV). Estes anteciparão o lançamento dos tão falados Apple Glass, que deverão chegar ao mercado apenas em 2023.

Agora é conhecido um relatório da publicação The Information que nos revela os principais detalhes dos óculos de Realidade Virtual da Apple. Dados baseados num protótipo já muito próximo do produto final.

Eis o possível design deste gadget

A imagem acima foi partilhada pela fonte e é baseada no protótipo do produto a que a sua fonte teve acesso. Este é descrito como "viseira elegante e curva presa ao rosto por um material de malha e faixas de cabeça trocáveis".

Apesar de o design destes óculos já estar, aparentemente, definido, a Apple ainda não se decidiu relativamente à forma como o utilizador interagirá com os mesmos. Uma das hipóteses poderá passar por um acessório que será utilizado no dedo, potenciando assim uma interação baseada em gestos.

Para isso, o dispositivo contará com mais de uma dúzia de câmaras. Tal como informado no primeiro relatório, estas serão preponderantes para um fiel rastreamento do que rodeia o utilizador e dos seus movimentos.

Este mapeamento não vem por acaso, uma vez que a fonte refere que os óculos da Apple poderão ser inspirados nos Hololens da Microsoft. Estamos a falar de um dispositivo de Realidade Aumentada, que mistura o real com o imaginário.

Segundo empregados Apple, estes óculos de Realidade Aumentada / Virtual terão a "capacidade de combinar experiências de Realidade Virtual com jogos e outras aplicações que usam objetos da vida real ao redor da pessoa que o usa".

Óculos de Realidade Virtual da Apple com ecrãs de 8K

O grande destaque deste gadget da Apple está relacionado com a resolução dos seus ecrãs. A porta que levará os utilizadores para um novo mundo contará com dois painéis 8K, uma resolução bem acima da média do que é atualmente oferecido neste mercado.

Ambos os painéis contarão com uma tecnologia de rastreamento ocular e que está a ser desenvolvida há já vários anos. Esta tecnologia permitirá que sejam renderizadas apenas algumas partes do ecrã, aquelas para onde o utilizador estiver efetivamente a olhar.

Aquelas que se encontrarem na visão periférica do utilizador terão uma renderização inferior. Esta variação será importante para uma melhor otimização do poder computacional destes óculos de RV e para potenciar a sua autonomia.

Para carregamento, é avançado que será utilizado um método de carregamento por cabo. A interface escolhida não foi divulgada, mas a esperança recai sobre o USB-C.

Preço afastará este produto das massas

Atendendo ao produto em questão, e a sua total independência, já deves esperar que o seu preço seja elevado. De facto, os dados apontam para um preço de 3000 dólares nos EUA.

Apesar de ser um valor que o distancia das massas, será um pouco inferior a alguns dos seus mais diretos concorrentes. Os Hololens da Microsoft, por exemplo, ascendem aos 3500 dólares e são dirigidos ao setor empresarial.

O lançamento dos primeiros óculos de Realidade Virtual da Apple deverão acontecer algures em 2022. Será o início do caminho da empresa neste nicho de mercado, sendo expectável a chegada dos Apple Glass, com um preço mais apelativo, em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Car deve ser 100% autónomo, fabricado em parceria com a KIA
  • Apple: 5 grandes melhorias a caminho dos iPhone 12s
  • Mulher compra iPhone 12 Pro e recebe saco de areia no Brasil
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.