Roubo de criptomoedas Ethereum totaliza 49 milhões de dólares

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A plataforma de troca de criptomoedas coreana Upbit relatou um roubo massivo de 342 mil criptomoedas Ethereum, com um valor estimado de 49 milhões de dólares. As moedas foram transferidas da plataforma para uma carteira virtual anónima, sendo que os criminosos ainda não foram identificados.

Devido à situação, a Upbit suspendeu de imediato todas as suas operações, sejam depósitos ou levantamentos, de forma a proteger as contas dos seus utilizadores. Entretanto, todas as carteiras virtuais foram colocadas offline de forma a que não possam ser alvo de mais ataques.

A Upbit já se pronunciou em relação à perda e afirma que irá repor os valores roubados do seu próprio bolso. Contudo, a plataforma irá demorar cerca de duas semanas até conseguir repor as suas operações de forma normal. Utilizadores coreanos que estejam dependentes das suas carteiras virtuais, contudo, vão se ver aflitos.

Roubo de criptomoedas é uma ocorrência comum

Tratando-se de crime virtual, roubar criptomoedas é uma ocorrência bastante comum, infelizmente. O maior roubo de criptomoedas até à data ocorreu em 2018, com a plataforma de troca Coincheck, baseada em Tóquio. Os criminosos roubaram moedas NEM, uma criptomoeda menos popular.

No total, os criminosos roubaram 400 a 500 milhões de dólares em criptomoedas, sendo que os valores variam conforme as flutuações de mercado. Seja como for, este foi o maior roubo de criptomoedas de sempre. Tal como a Upbit, a Coincheck fez questão de reembolsar todos os seus clientes lesados.

Além dos roubos, existem vários outros esquemas cujo propósito é roubar criptomoedas. Já foram relatadas várias aplicações na Google Play Store que se fazem passar por carteiras virtuais, apenas para roubar as moedas de utilizadores que caiam na armadilha.

Editores 4gnews recomendam:

  • Funcionários da Amazon estão a fazer greve durante o Black Friday
  • Ganhar dinheiro com o Facebook? A empresa vai torná-lo possível. Entende como
  • Android: descoberto malware que consegue roubar dados de vários bancos!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.