Fazer "Root" ao Android Wear? Sim, é possível no Gear S3 da Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Samsung Gear S3 Android Wear
Crédito: Samsung

O Gear S3 é o mais recente relógio inteligente (smartwatch) da Samsung e corre o sistema operativo Tizen OS mas em breve poderá experimentar o sistema Android Wear. O pequeno dispositivo (gadget) para o nosso pulso acabou de receber uma grande atualização de firmware e muito mais.

Hoje descobrimos algo bem interessante no fórum XDA Developers (fonte), um trabalho em progresso que se propunha a modificar algum do firmware (software de sistema) deste Gear S3, um smartwatch que utiliza o sistema operativo Android Wear.

O acesso root aos dispositivos Android dá-nos acesso a todos os ficheiros, definições e configurações dos nossos equipamentos. Este foi o primeiro passo dado pelo programador. Posteriormente criou uma versão modificada para Android Wear da TWRP com o firmware modificado do Gear S3.

Samsung Gear S3 com Android Wear ?

Socorrendo-se do código base (sendo o Android Wear, tal como o Android, um sistema de fonte aberta), adaptando-o ao processador Exynos 7270 presente no interior do Gear S3, para além firmware específico que permite instalar (flashar) praticamente qualquer coisa para o interior deste relógio com o sistema operativo Tizen OS. Obtendo assim permissões de leitura e escrita para o gadget ou, por outras palavras, acesso root.

O objectivo último deste projecto será "transplantar" o sistema operativo Android Wear para o novo relógio inteligente da Samsung. O projecto ainda está em fase embrionária, precisando de mais desenvolvimento e de uma grande amplitude de testes até que possa ser considerado viável.

Não tenho dúvidas de que, com bastante trabalho, dedicação e tenacidade, estes entusiastas consigam colocar o Gear S3 a correr o sistema operativo Android Wear. Agora, resta a questão. Será que queremos estes Gear's com o sistema Android Wear? Gostariam de ter o Google Assistant neste relógio?

Novidades para o Samsung Gear S3

Este relógio corre, nativamente, o sistema Tizen OS e acabou de receber uma grande atualização, disponível também para o modelo anterior, o Gear S2. Este "Value Pack" foca-se nas atividades de fitness e nos lembretes e notificações para o teu relógio inteligente.

Uma das principais atualizações centra-se na Samsung Health UI que conta agora com mais opções e tipos de treinos. Os resultados são agora apresentados de forma mais clara e sucinta (em variados gráficos) que te mostram os resultados médio de frequência cardíaca, calorias e muitas outras métricas. Temos até um novo lembrete que te avisa quando estiver na hora de fazer alongamento. Se estiveres parado durante mais de 30 minutos o relógio dar-te-á a dica para alongares esses músculos. Samsung Gear S3 Android Wear

Terás também um registo automático da tua posição aproximada durante os teus períodos de atividade física e várias novidades para a aplicação de Lembretes. A nível visualização terás também novos esquemas de cor e variadas watchfaces para o teu relógio inteligente.

Sem esquecer a possibilidade de bloquear remotamente o teu Gear S3 se não encontrares o teu relógio. Creio que esta funcionalidade só estará presente nas versão com conexão LTE.

Vê ainda: Será esta a primeira foto do Samsung Galaxy Note 8?

Esta atualização está a chegar, gradualmente, aos vários relógios da marca. Através do teu smartphone poderás atualizar o smartwatch assim que o aviso de update chegar ao teu dispositivo. A Samsung conseguiu criar uma boa experiência para relógios com o seu Tizen, tal como a Apple com o seu watchOS. Agora a Google e o Android Wear ainda precisa de aprender com a concorrência, bastante.

Assuntos relevantes:

Nem um ecrã de safira conseguirá salvar a HTC este ano

Apple iPhone 8: Acordo entre Apple e Samsung promete ecrãs OLED

Galaxy S8: “Drop Test” mostra o bom e o mau do smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.