Renovar o cartão de cidadão vai passar a ser mais simples

Bruno Coelho
1 comentário

Em tempo de pandemia, o Ministério da Justiça decidiu simplificar a renovação do cartão de cidadão. Os 300 mil cartões de cidadão de pessoas com 25 ou mais anos (residentes em Portugal), vão poder ser renovados através de uma simples SMS.

Esta é uma renovação simplificada que pode ser feita a partir deste sábado, 6 de junho, desde que não esteja implícita “qualquer alteração de dados”. Contudo, será necessário que tenhas marcada a SMS como forma de contacto.

cartão de cidadão

Basta responder à SMS recebida de forma afirmativa

Se esse foi o teu caso, e o teu cartão de cidadão caducou recentemente, ou está prestes a caducar, vais receber uma mensagem no teu telemóvel. Caso não seja necessário, por exemplo, alterar a morada, bastará responderes de forma afirmativa à mensagem.

Como é habitual, vais receber posteriormente a carta com o pin no teu correio, e poderás fazer o pagamento por multibanco. Na carta virá o número de telefone para o qual deves agendar o levantamento posterior do teu novo cartão de cidadão.

Segundo o Ministério da Justiça, vai passar a existir uma linha telefónica apenas destinada a questões ligadas ao cartão de cidadão. O número 210990111 fica disponível a partir de 10 de junho, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h.

Neste momento, o atendimento presencial está a fazer-se apenas por agendamento, “de modo a garantir o distanciamento social e cumprindo as orientações da DGS”. Esta iniciativa pretende contribuir para isso, e simplificar ainda mais o processo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.