7 boas ferramentas online para remover o fundo da imagem!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Podes remover o fundo da imagem online, ou isolar o fundo branco de forma simples. Se tens a foto ideal para um projeto, mas precisas de tirar o fundo usa estas ferramentas gratuitas de edição que selecionamos para ti!

Não precisas de conhecimentos técnicos, ou ferramentas avançadas, com estes editores. De preferência, usa imagens com fundos sólidos e bem separados são mais fáceis de trabalhar e garantem melhores resultados.

Podes editar ou retirar o fundo da imagem online com várias ferramentas

Algumas opções são pagas, outras são totalmente free e até te deixam descarregar a imagem em formato PNG. Podes tirar o fundo branco da imagem, criar um fundo transparente e outras ações de edição online.

1. Clipping Magic - os melhores resultados ao editar online

clipping exemplo
Exemplo de imagem editada online com a Clipping Magic

Destaques:

👍Fácil de utilizar com interface totalmente em português
👍Arrastar e largar a imagem par a área de transferência
👍Resultados excelentes ao criar imagem de fundo branco
❌Para descarregar os resultados tens que te registar e pagar

A Clipping Magic foi concebida para este propósito e gostamos da simplicidade de utilização, além dos resultados. Arrasta a imagem para a área indicada dentro do website, ou faz upload do ficheiro, com toda a interface em português.

De fácil utilização e funcionamento facilmente compreensível, a plataforma é bastante completa, indo além de remover o fundo da imagem. É muito precisa e consegue proporcionar um fundo transparente bem conseguido, até em formato PNG.

Vale referir que para descarregar o ficheiro editado em formato PNG (ou JPG) é necessário criar uma conta e aderir ao serviço pago.

Acede à Clipping Magic

2. RemoveBG - a melhor ferramenta gratuita para tirar o fundo de uma imagem!

remove BG
Exemplo de imagem editada online com a RemoveBG

👍 Plataforma extremamente rápida a processar a imagem
👍 100% gratuita com download das imagens em PNG
❌ A interface não está em português - totalmente em inglês
❌ Pouco controlo sobre a remoção do fundo da imagem

A plataforma diz demorar apenas 5 segundos a processar os ficheiros e é totalmente gratuita. A utilização é tão simples como submeter uma imagem, seja pelo url, escolha a partir do computador, ou arrastar e largar no site que está em inglês.

O processamento ocorre de imediato e os resultados são apresentados lado a lado. Também podes editar levemente a imagem, alterar da cor do fundo (cores sólidas), ou aplicar a seleção a fundos pré-existentes.

Para uma plataforma gratuita os resultados são muito bons. Temos uma boa isolação do tema central, preservação de elementos como o cabelo e o juízo, aqui acertado, de não remover a folhagem que acabaria por deturpar a fisionomia.

Acede à RemoveBG

3. Photo scissors - para retirar o fundo de imagem com mais precisão

exemplo scissors
Exemplo de imagem editada online com o Photoscissors

👍 Maior controlo e precisão sobre o que será removido da imagem
👍 Resultados muito bons na remoção e criação de fundo transparente
👍 Serviço rápido para edição de imagem com processamento veloz
❌Para descarregar os resultados em alta qualidade tens que te registar e pagar

A Photoscissors dá-te mais opções de controlo do que será removido e do que será mantido. Para isso, com um marcador verde indicas o que queres manter e a vermelho o que queres remover. Todo o processamento é rápido.

Podes ainda ajustar parâmetros minuciosos para suavizar a ação do algoritmo, reverter ações, definir a transparência do fundo e facilmente guardar os resultados no computador. São várias opções que resultam numa edição precisa da imagem.

Tem como desvantagem a exigência de mais tempo do utilizador dedicado à edição. Além disso, gratuitamente só podemos descarregar a imagem editada em baixa resolução, para alta qualidade é necessário registo e pagamento.

Acede à Photoscissors

4.LunaPic - o editor de imagens online mais completo mas lento

Luna Pic
Exemplo de imagem editada online com a LunaPic

👍 Editor online de imagens muito completo com bons resultados
👍 Ferramenta totalmente gratuita para edição de imagem online
❌ Interface em inglês e com um layout algo confuso
❌ O processo de edição é demorado ao obrigar a vários "Saves"

O LunaPic é o editor de imagem online, mais completo desta lista, mas a interface é confusa e não está em português. Abrindo o site podemos ver, por categorias, as opções de edição, efeitos, filtros e toques artísticos disponíveis.

Podes submeter até 9 imagens de cada vez, através do url da imagem, ou colhendo as fotografias já publicadas nas redes sociais, cloud, etc. No final, podes descarregar a imagem editada para o computador, sem pagar.

O processo é moroso, pois implica vários "saves" e para tirar o fundo de imagem, a menos que a original tenha um fundo sólido, ou de fácil isolamento, terás bastante trabalho pela frente.

Acede ao LunaPic

5. Background Burner - ideal para remover o fundo com um "click"

Background burner exemplo
Exemplo de imagem editada online com o Background Burner

👍 Totalmente automático, com bons resultados e opção de retoque
👍 Interface em português, muito intuitiva e sem distrações
❌ Ferramenta gratuita, mas exige a criação de um perfil/cadastro para descarregar as imagens

Tão simples como "Carregar, Escolher e Baixar". Para retirar fundos a partir de imagens é uma das opções mais rápidas e diretas ao assunto. Totalmente automatizado, há ainda a opção de retocar os resultados ou trocar o fundo da imagem.

A plataforma dá-te várias opções para fazer upload do ficheiro a tratar. Logo que a imagem seja carregada, o processamento é automático e podes ver logo um resultado, já sem o fundo da imagem.

O serviço alia um processamento rápido e automático a opções de personalização e ajuste muito granular. No final, existe a obrigatoriedade de criar um perfil para poderes descarregar a imagem tratada.

Acede ao Background Burner

6. Online Image Editor - editor gratuito e com as melhores funções!

OIEditor exemplo
Exemplo de imagem editada online com o Online Image Editor

👍 Editor de imagens gratuito e com um bom leque de funções
👍 Interface (quase toda) em português, relativamente intuitiva
❌ Exige algum trabalho e tempo de edição para tirar o fundo da imagem

Não te deixes intimidar pela interface parcialmente traduzida para português. Este editor de imagens é gratuito, pleno de ferramentas e funções. Tens aqui uma plataforma muito capaz e relativamente fácil de utilizar.

Para colocar o fundo transparente, faz upload da imagem - "Advanced" na barra superior, à esquerda - "Transparência". Aí encontrarás várias formas de remover o fundo, adaptando-se às caraterísticas da tua imagem.

Alternativamente podes traçar uma "linha transparente", criar uma área de remoção "Transparent Box", ou remover a transparência. O processo de seleção pode ser moroso, mas os resultados são satisfatórios.

Acede ao Online Image Editor

7. Malabi - automático, simples, rápido e eficaz!

Malabi exemplo
Exemplo de imagem editada online com o Malabi

👍 Remove automaticamente o fundo das imagens com um "click"
👍 Interface em inglês, muito intuitiva e com design moderno
👍 É possível retocar os resultados, se necessário, com boa precisão
❌ Plataforma paga, para descarregar tens que criar um perfil de utilizador

A ferramenta especializa-se na remoção do fundo de uma imagem, fazendo-o de forma automática. Conta também com uma área de edição em que podes ajudar o algoritmo a separar o que é para remover e o que é para manter.

A interface é muito simples e intuitiva, destacando-se como ponto positivo. Já para descarregar a imagem editada terás que te registar, criando uma conta e aderindo a um plano pago em que cada crédito equivale a um download.

Se optares por aderir ao Malabi, lembra-te de guardar a imagem em mais que um formato (JPEG, PNG, entre outros), aqui de forma a garantir que o fundo se mantém transparente, preto, ou branco consoante tenhas escolhido.

Acede ao Malabi

Fica também conhecer a nossa seleção das melhores VPNs do mercado para desbloquear todos os conteúdos na Internet. Aproveita também para conhecer a lista dos melhores jogos grátis para PC da atualidade!

Por fim, vale referir que as opções online não carecem de instalação no PC ou Mac. Mais ainda, para ilustrar o desempenho das ferramentas usamos a mesma e difícil imagem com o primeiro plano sobreposto ao plano médio.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.