Redmi Note 12 Turbo: todas as novidades do smartphone Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O smartphone Xiaomi Redmi Note 12 Turbo é o mais potente da sua gama, vindo liderar o segmento de gama média tanto em potência como em estilo e relação qualidade / preço. Aqui podes ficar a conhecer os aspetos que realmente importam deste smartphone Android.

A gama Redmi Note 12 foi apresentada no decurso da última semana pela tecnológica chinesa liderada por Lei Jun. Até ao momento, o melhor telemóvel desta série é o modelo Redmi Note 12 Pro+ 5G, porém, contamos também com o lançamento do Note 12 Turbo.

Ao que tudo indica, este será o smartphone mais avançado da gama Redmi Note 12 e, naturalmente, o melhor smartphone da família Redmi Note até ao momento. Em seguida, daremos a conhecer os seus principais trunfos.

Xiaomi Redmi Note 12 Turbo

O smartphone foi agora apresentado na China, destacando-se por contemplar já o novo processador Snapdragon 7+ Gen 2 da Qualcomm no seu interior. É, para todos os efeitos, um dos primeiros, senão mesmo o primeiro smartphone a fazê-lo.

Este produto herda, nos demais aspetos, várias das caraterísticas dos melhores modelos da gama Redmi Note 12. A saber, temos também o ecrã, com o mesmo tamanho dos demais modelos e a mesma tecnologia presente no Redmi Note 12 Pro+. No entanto, agora consegue atingir os 1000 nits de luminosidade em pico.

Xiaomi Redmi Note 12 Turbo

Vejamos a súmula das suas especificações técnicas:

  • Ecrã: OLED de 6,67 polegadas com resolução Full-HD+
  • Taxa de atualização: 120 Hz
  • Taxa de registo do toque (amostragem) 360 Hz
  • Brilho: até 1000 nits com certificação DCI-P3, Dolby Vision e HDR10/HDR10+
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 2
  • RAM: 8 / 12 / 16 GB de LPDDR5
  • Armazenamento: 256 / 512 / 1 TB UFS 3.1
  • Interface: MIUI 14 baseada no Android 13 da Google
  • Câmara principal: 64 MP + 8 MP (ultra grande angular) + 2 MP (macro)
  • Câmara secundária: 16 MP (f/2,4)
  • Bateria: 5 000 mAh de capacidade
  • Carregamento: rápido a 67 W
  • Dimensões: 161,11 x 74,95 x 7,9 mm
  • Peso: 181 gramas
  • Outras: WiFi 6, suporte para 5G, USB do Tipo C, Bluetooth 5.0, NFC, Certificação IP53, Altifalantes duplos, porta áudio jack de 3,5 mm, porta IR

Design segue os demais modelos da gama Redmi Note 12

Xiaomi Redmi Note 12 Turbo

O Xiaomi Redmi Note 12 Turbo apresenta linhas retas com arestas bem definidas. O ecrã tem aqui margens muito reduzidas com cantos arredondados e uma câmara frontal a perfurar o painel. Em suma, um dispositivo elegante, indo ao encontro da tendência de mercado em pleno 2023.

Este modelo destaca-se ainda pela sua câmara principal tripla, com dois grandes sensores bem evidenciados pelos anéis que os rodeiam. Dito isto, contamos com o principal sensor de 64 MP, além do sensor com 8 MP para a câmara ultra grande angular.

Por fim, encontramos uma terceira câmara com ótica macro e sensor de 2 MP para a captação de imagens.

Snapdragon 7+ Gen 2 é o mais recente chipset Qualcomm

Xiaomi Redmi Note 12 Turbo

O maior destaque deste telemóvel é efetivamente o modelo de processador usado. Em causa está o mais recente chipset Qualcomm de gama média alta, a saber, o Snapdragon 7+ Gen 2 da tecnológica norte-americana, com mais poder e maior eficiência.

Note-se que este SoC tem um núcleo "prime" de 2,96 GHz Cortex-X2 da ARM. Tem ainda 3 núcleos Cortex-A710 com uma frequência máxima de processamento a 2,49 GHz. Por fim, conta com outros quatro núcleos Cortex-A510 focados no baixo consumo energético com frequência máxima de 1,8 GHz.

Em suma, temos aqui um novo chipset deveras poderoso e, sobretudo, mais poupado no consumo da bateria. Além disso, e ao contrário da demais gama Redmi Note 12, no modelo Turbo temos memória RAM do tipo LPDDR5 até 16 GB.

Por outro lado, o seu armazenamento segue o padrão UFS 3.1 com até 1 TB de memória interna na versão de topo. Em todo o caso, temos também uma bateria com 5 000 mAh de capacidade e até 67 W de carregamento rápido para a bateria.

Estas caraterísticas técnicas colocam o smartphone entre os melhores equipamentos de gama média / alta e quase também junto dos telefones de gama alta. Trata-se de um leque extremamente promissor de especificações técnicas.

Redmi Note 12 Turbo surpreende com edição especial Harry Potter

Xiaomi Redmi Note 12 Turbo

A par dos esquemas de cor "normais", em branco, azul e preto, temos também uma edição especial Harry Potter do novo Xiaomi Redmi Note 12 Turbo. O telefone tem um design holográfico na sua traseira, bem como uma caixa personalizada e repleta de acessórios também eles personalizados.

Note-se que o efeito "3D" na sua traseira é bastante notório, como bem se pode comprovar pelo vídeo que ilustra o tweet em seguida publicado. Note-se também a presenta de temas específicos que nos transportam para o mundo mágico.

Redmi Note 12 Turbo Harry Potter Special Edition Hand's On Video 😳#Xiaomi #Redmi #RedmiNote12Turbo #HarryPotter pic.twitter.com/xG4mca430b

— SufiyanTechnology (@RealSufiyanKhan) 28 de março de 2023

A edição especial do Xiaomi Redmi Note 12 Turbo veio realmente surpreender os fãs da Xiaomi e, sobretudo, do universo mágico Harry Potter. Note-se que o telefone vem trazer acessórios realmente personalizados e capazes de alimentar o nosso imaginário.

Preços e disponibilidade do Xiaomi Redmi Note 12 Turbo

Xiaomi Redmi Note 12 Turbo
Os vários esquemas de cor do smartphone Xiaomi Redmi Note 12 Turbo.

Por fim, de momento o modelo Xiaomi Redmi Note 12 Turbo está apenas disponível na China. A chegar ao mercado em quatro configurações (de RAM e armazenamento), o seu preço é ainda bastante competitivo no seu mercado doméstico, ora vejamos:

  • Redmi Note 12 Turbo 16 GB / 1 TB: 2799 yuan, cerca de 375 euros
  • Redmi Note 12 Turbo 12 GB / 512 GB: 2399 yuan, cerca de 321 euros
  • Redmi Note 12 Turbo 12 GB / 256 GB: 2199 yuan, 294 euros
  • Redmi Note 12 Turbo 8 GB / 256 GB: 1999 yuan, cerca de 268 euros

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.