Reddit altera políticas para banir Deepfakes e falsas identidades

António Guimarães
Comentar

O agregado de conteúdo/rede social Reddit alterou recentemente as suas políticas de utilização. As novas políticas refletem um esforço para banir todo o tipo de utilizadores que se façam passar por outros indivíduos, seja por informações falsas ou pelo uso de Deepfakes.

A criação de conteúdo falso através de inteligência artificial tem sido um tópico quente, principalmente nos Estados Unidos por causa das vindouras eleições. Desta forma, o Reddit ressalva que está ciente de conteúdo que possa ser paródia ou sátira mas irá certificar-se que os conteúdos não são difamadores ou enganadores.

Assim sendo, o Reddit irá manter debaixo de olho o conteúdo que possa ser considerado ofensivo, difamador ou enganador. Já Deepfakes utilizadas para piadas serão permitidas pois tudo depende do contexto.

O problema das Deepfakes

Deepfakes tem se tornado muito populares nos últimos meses pois permitem a qualquer indivíduo criar conteúdo falso a partir das características faciais de outrém. O melhor exemplo de Deepfake é este vídeo do comediante Jordan Peele a falar por cima de uma Deepfake de Barack Obama.

A verdade é que a maioria do conteúdo que se encontra com Deepfakes é inofensivo. Existem centenas de vídeos no YouTube onde utilizadores trocam a cara de atores em filmes famosos como colocar a cara do Mr. Bean no filme do Exterminador, por exemplo.

Contudo, apesar do uso para piadas e memes, as Deepfakes podem ser facilmente utilizadas de forma negativa. Um dos exemplos disso é no conteúdo adulto, onde há anos que sites criarm conteúdo falso a partir da face ou mesmo corpo de celebridades, sobrepondo em cenas já existentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartphones Samsung de famosos foram hackeados e está a assustar os utilizadores da marca!
  • Câmaras de segurança Amazon RING são tudo menos seguras! Cuidado!
  • Twitter vai dar mais controlo sobre quem te pode responder! Percebe como
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.