A Realme é uma jovem marca de smartphones criada em 2018 pela OPPO (casa mãe) para competir diretamente com a linha Redmi da Xiaomi e demais concorrentes a operar no segmento de gama média e gama média / alta, com bons resultados desde então.
Recordamos que o primeiro smartphone de gama alta desta fabricante foi o Realme 1 a chegar ao mercado em meados de 2018 com ótima relação preço / qualidade. Entretanto, de acordo com a própria fabricante, já foram vendidas mais de 40 milhões de unidades desta linha flagship da Realme.
40 milhões de unidades atestam o sucesso da melhor gama de smartphones Realme
O sucesso da Realme é atestado pela agência de análise de mercado Strategy Analytics cujas métricas podemos ver acima. Aí, vemos que a gama flagship da Realme é a segunda mais bem vendida da fabricante, superada apenas pela gama mais barata.
Importa notar que a maioria dos consumidores continua a procurar, sobretudo, smartphones baratos. Desse modo, o sucesso da gama Realme C encontra fundamento junto do mercado, numa tendência refletida também nos resultados da Samsung com a gama "M", mais acessível e com boa relação preço / qualidade, bem como nas demais marcas concorrentes.
Aliás, a procura pela gama Realme C está à frente das linhas POCO da Xiaomi, Galaxy M da Samsung, entre outras gamas preço / qualidade presentes no mercado. É, assim, um exemplo da estratégia de sucesso a ser prosseguida atualmente pela Realme.
O futuro da Realme passa também pela Europa em 2022
Segundo o CEO da Realme para a Índia, e VP global da marca, Madhav Sheth, o futuro passará cada vez mais também pela Europa, região onde planeiam introduzir novos produtos em breve. Entretanto, continuarão a consolidar a sua posição no mercado de smartphones da Índia, o segundo maior do mundo.
Ainda recentemente a fabricante afirmou ter excedido os 60 milhões de smartphones vendidos em 2021, meta que lhes garantiu a inclusão no Top 5 de smartphones em 21 países. Segundo a fabricante, foi um crescimento anual de 50%, com a meta definida para 2022 já conhecida - 90 milhões de smartphones até ao final do ano.
Acima vemos ainda um gráfico comparativo com o número de vendas totais de cada geração de smartphones Realme topo de gama desde a sua génese. Assim, vemos que o mais popular foi o Realme 5, com o mais recente Realme 8 em segundo lugar.
Entretanto, a fabricante já deu a conhecer o modelo Realme 9i, com as versões mais poderosas a chegar em breve. Ou seja, durante o primeiro trimestre do ano teremos mais lançamentos desta fabricante que tem tudo para alcançar o Top 5 também na Europa.
Resta saber, por fim, se a estratégia de preços continuará a apostar no fator competitivo para ganhar terreno face à Xiaomi, por exemplo.
Editores 4gnews recomendam: