Realme 9i é oficial com Snapdragon 680, bateria de 5 000 mAh e Android 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Realme deu a conhecer o seu mais recente smartphone Android de gama média a chegar ao mercado neste início de 2022. Este é modelo Realme 9i, marcando o início de uma vaga de lançamentos com caraterísticas atualizadas para o novo ano.

Em primeiro lugar, o seu design é em tudo similar a vários modelos da empresa-irmã, a OPPO que coordena os seus desígnios, bem como os da OnePlus. Assim, vemos que também neste telefone os destaques vão para o processador Snapdragon e ecrã a 90 Hz.

Este é o novo smartphone de gama média Realme 9i

O design do novo smartphone é marcado pela câmara fotográfica principal, na traseira, com um módulo retangular ligeiramente elevado do seu corpo. Aí podemos encontrar as três câmaras traseiras, com destaque para os dois sensores maiores, ao passo que o terceiro sensor, auxiliar, está deslocado para o centro, logo abaixo do flash dual-LED.

Encontramos na lateral direita do smartphone o seu botão On / Off com leitor de impressões digitais embutido, ao passo que na lateral esquerda está o seletor de volume. Vemos ainda uma moldura fina a rodear o ecrã, com câmara fotográfica frontal punch hole, bem como cantos arredondados a completar a sua aparência moderna.

O telefone tem um ecrã IPS LCD de 6,6 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ (1080p) com alta taxa de atualização da imagem a 90 Hz. Note-se, contudo, que este valor pode variar entre os 30, 48, 50 ou 68 Hz com o intuito de poupar energia.

O seu processador é o Snapdragon 680 (4G) da Qualcomm

O destaque vai, contudo, para o seu processador Snapdragon 680 (4G) da Qualcomm. Trata-se, portanto, de um SoC de gama média com bom poder de processamento, mas privado do acesso às redes móveis de quinta geração. Ou seja, sem 5G.

Por outro lado, o novo smartphone Realme 9i tem 6 GB de memória RAM, bem como 128 GB de armazenamento interno, além da expansão através de cartão de memória micro SD. Já o seu sistema operativo é o Android 11 com a Realme UI 2.0 instalada.

Este mesmo smartphone também está disponível com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno na versão base, mais acessível. Tem um total de três configurações, a saber: 4 + 64 GB; 4 + 128 GB e, por fim, 6 + 128 GB.

Espera-se que o novo smartphone seja atualizado com o Android 12 e a Realme UI 3.0 numa fase posterior. Entretanto, damos também conta dos seus dois tons de cor - preto e azul - disponíveis para o público.

Principais especificações do smartphone OPPO A36

  • Ecrã: 6,6 polegadas, tecnologia IPS LCD com resolução Full-HD+ de 1080 x 2412 pixeis
  • Taxa de atualização a 90 Hz, brilho máximo de 480 nits
  • Processador: Snapdragon 680 da Qualcomm (4G)
  • Memória RAM: 4 / 6 GB
  • Armazenamento interno: 64 / 128 GB
  • Expansão disponível via cartão de memória micro SD
  • Câmara principal: 50 MP (grande angular) + 2 MP (profundidade) + 2 MP (macro)
  • Câmara frontal: 16 MP a f/2,0 (punch hole)
  • Bateria: 5 000 mAh de capacidade, carregamento a 33 W
  • Sistema operativo: Android 11 com a Realme UI 2.0
  • Preço: desde 1 599 yuan, cerca de 250 dólares / euros (na China)
  • Porta USB-C, Bluetooth 5.1, Wi-Fi Dual Band, 4G
  • Esquemas de cor: Preto e Azul

Por fim, a Realme ainda não se pronunciou relativamente à disponibilidade deste telefone fora da China, ainda que seja provável que tal ocorra. Entretanto, damos conta das suas fortes semelhanças com o novo OPPO A36 lançado pela casa mãe.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Buds 3 Lite à venda em Portugal: auriculares Bluetooth baratos
  • OPPO A36 é o novo smartphone Android qualidade / preço até 250 €
  • Apple: no futuro o iPhone pode ter uma funcionalidade muito útil para todos os utilizadores
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.