Loja Raspberry Pi abre e é um paraíso do open source

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Raspberry Pi é uma lenda viva do hardware. Este dispositivo é baseado na ideologia open source, onde qualquer programador pode desenvolver sem limitações.

Nesse sentido e devido à sua fama, a Fundação Raspberry Pi revelou o seu novo projecto, uma loja física.

A loja está localizada especificamente em Cambridge, no Reino Unido. Confesso que nunca pensei que este dispositivo merecesse uma loja mas gosto da ideia.

A Raspberry Pi Store oferece uma variedade de produtos da organização

Conforme mencionado, o foco do Raspberry Pi sempre foi tornar código mais acessível. A organização sem fins lucrativos ganhou bastante nome ao produzir computadores super baratos.

Os Raspberry Pi são dispositivos simples, com processadores baseados em ARM. Em primeiro lugar isto permite poder de processamento num espaço mais pequeno. Adicionalmente estes processadores consomem menos, custam menos e dissipam menos calor.

Em segundo lugar temos a variedade de entradas. Os Raspberry Pi são conhecidos por incluírem sempre várias conexões úteis como USB, HDMI ou mesmo VGA. Para quem necessita de um computador para tarefas simples, é o ideal.

Para teres uma ideia, o seu modelo mais recente custa apenas 35 dólares. Existem ainda modelos super low cost que rondam os 10 dólares. O conceito de ter um computador a esse valor é de facto, insano.

Voltando à loja, temos um espaço bastante típico de uma loja de tecnologia. A iluminação suave, soalho em madeira e a decoração com as cores da marca. Há quem faça as habituais comparações às Apple Store. Pessoalmente, para uma organização sem fins lucrativos, a loja tem um ar bastante premium.

Este conceito irá atrair potenciais consumidores que não conheçam o projecto. Além disso será um local onde entusiastas do código livre se podem reunir e partilhar ideias.

Em suma, caso um dia faças uma visita ao Reino Unido, passa por Cambridge. Além dos computadores, a Raspberry Pi Store vende ainda acessórios e merchandising como canecas e peluches.

Editores 4gnews recomendam:

CHUWI Ubook é a alternativa ‘budget’ perfeita ao Microsoft Surface Go

Google está a censurar resultados de pesquisa na Rússia

Xiaomi e OnePlus são os smartphones que mais emitem radiação

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.