Diz-nos a história recente que a Samsung, por norma, utiliza os seus próprios chips, para a RAM e armazenamento dos telemóveis, tablets, entre outros produtos tecnológicos. No entanto, para o Galaxy S25, relatos iniciais disseram que a situação ia ser diferente.
De acordo com a SamMobile, fonte especializada da marca, acreditava-se que a Samsung ia usar só chips DRAM de outras marcas. Ao que tudo indica, tal não vai acontecer, já que a gigante sul-coreana também usará os seus próprios chips.
Que chips são esses e quais as melhorias que representam?
Como explica o mesmo meio de comunicação, com base num relatório da ETNews, a Samsung vai usar chips LPDDR5X DRAM da Micron e chips LPDDR5X DRAM da Samsung. A questão é que os últimos estão a ser concebidos de uma nova forma.
Ao contrário do que vimos na série Galaxy S24 (13 nm), os chips da série Galaxy S25 são fabricados numa lógica de 12 nm. Por outras palavras, espera-se que a eficiência energética seja maior e que a ocupação de espaço seja menor.
Recorde-se que, quando a marca decidiu mudar o seu processo de 13 nm para 12 nm, deram que falar alguns problemas. Supostamente, estes terão atrasado a produção e o fornecimento, ainda que, nesta fase, tudo faça crer que os problemas já estão resolvidos.
Vale a pena referir que os modelos de entrada da nova linha de telemóveis da Samsung (Galaxy S25 e Galaxy S25 Ultra) deverão ter 12 GB de RAM para todas as versões. O “Ultra”, por sua vez, deverá ter RAM de 12 GB (para 256 GB de armazenamento) e 16 GB) para 512 GB e 1 TB de armazenamento).
Outras especificações principais do Galaxy S25
Para além do que foi mencionado, já vamos sabendo também as principais características esperadas do Samsung Galaxy S25. Desde já, deverá ter o processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite, o mais recente chipset de topo no mercado.
A bateria deverá ser de 4000 mAh, com velocidade de carregamento a 25 W (fios), 15 W (sem fios) e 4,5 W (reverso). Prevê-se que o ecrã vá ter 6,2 polegadas e que a câmara traseira apresente sensor principal (50 MP), telefoto (10 MP) e ultralargo (12 MP), fazendo vídeos a 8K.
Toda a série irá funcionar com o sistema operativo Android 15.