Radares de velocidade média: fica a saber todos os locais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Chama-se Radares à Vista, e é o site que te mostra todas as localizações de radares de controlo de velocidade em Portugal. Foi disponibilizado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), e já contempla os 123 locais de controlo de velocidade espalhados pelo país.

Destes novos radares do SINCRO, 37 novos locais vão passar a funcionar a partir do dia 1 de setembro. Entre estes, encontramos os 12 novos radares de velocidade média. Mais tarde entrarão os restantes 25 em funcionamento numa data a anunciar

Os radares de velocidade média serão colocados em dois locais de um troço, calculando a velocidade média dos condutores através do tempo que demoraram entre pontos. Ao invés dos tradicionais radares que calculam a velocidade instantânea ao passar num local.

As primeiras 12 localizações de radares de velocidade média:

  • A1 - Santarém e Mealhada
  • A3 - Braga e Trofa
  • A25 - Águeda
  • A42 - Paços de Ferreira
  • N10 - Montijo e Vila Franca de Xira
  • N109 - Figueira da Foz
  • N211 - Marco de Canaveses
  • IC19 - Sintra
  • IC2 - Loures

radares

Toda esta informação pode ser encontrada no site oficial radaresavista.pt. Os referidos radares vão poder ser encontrados não apenas em autoestradas, mas também em itinerários principais ou estradas nacionais, onde decorrem grande parte dos acidentes.

Radares de velocidade média onde medir a velocidade instantânea não é efetivo

A escolha dos locais teve um objetivo em mente: são locais onde medir a velocidade instantânea não tem sido suficiente para que os condutores diminuam velocidade. Agora, caso o condutor demore menos tempo que o suposto de um ponto ao outro, sabe-se que infringiu.

Além de poderes consultar toda a informação sobre os radares no referido site, estes também estarão devidamente sinalizados nos locais através de um sinal de trânsito, que podes ver abaixo ao lado da sinalização de radar de velocidade instantânea. A lista de localizações encontra-se neste ficheiro PDF, mas também pode ser visualizada com recurso aos mapas disponibilizados no site.

Sinal
Sinal de Velocidade Instantâneo e Velocidade média

Esta informação pode ser consultada nas infografias, por distrito, concelho ou estrada.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.