A Realidade Aumentada chegou à Google com animais em 3D

António Guimarães
2 comentários

Da próxima vez que pesquisares por certos animais na app Google, terás acesso a um modelo 3D desse animal, que podes ver no teu telemóvel. Caso o teu telemóvel seja compatível com realidade aumentada, podes projetar o animal através da câmara e vê-lo ao 'vivo' e a cores.

Existe uma panóplia de animais disponíveis como um crocodilo, tubarão, leão, cavalo e o famoso tigre. A Google irá no futuro adicionar mais criaturas a esta função.

It’s AR of the tiger!If you’ve got an AR-enabled phone, you can now bring select animals right into your space for a safari (or safe snuggle) with Search. pic.twitter.com/kWpudETgeq

— Google (@Google) 31 de maio de 2019

Como saber se o teu telemóvel é compatível

Para que o teu telemóvel suporte a realidade aumentada na pesquisa Google, deve cumprir essencialmente estes parâmetros:

  • Possuir Android Nougat 7.0 ou versões posteriores
  • Caso seja iPhone, basta ter iOS 11 ou versões posteriores
  • Ter vindo de origem com a Google Play Store
  • Acesso à internet para atualizar o Google AR

Caso tenhas dúvidas, a Google tem uma lista de alguns aparelhos compatíveis com a realidade aumentada.

Como utilizar a realidade aumentada para ver animais

Em primeiro lugar, abre a pesquisa do Google e procura um animal compatível como um lobo, por exemplo.

wolf core

Toca em "Ver em 3D"

Serás levado para uma página que te mostra o animal como objeto, ondes podes manipular os seus ângulos de visualização.

wolf core 2

Toca onde diz "AR"

A partir daqui, basta apontares a câmara para o cenário que desejares e o animal irá materializar-se através da tua câmara. A criatura irá fazer alguns movimentos para tornar a experiência mais realista.

wolf ccore 3

Podes ainda tirar uma fotografia ao animal no espaço escolhido. A função de selfie ainda não está disponível pois a câmara precisa de detectar um espaço relativamente vazio sem obstruções, para que possa projetar o animal.

2 comentários
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.