Qualcomm Snapdragon 782G é oficial! O novo chip a ter em conta nos gama média

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Uma semana após a apresentação do seu novo processador topo de gama, a Qualcomm desvenda outro componente bastante importante. Em causa está o novo Snapdragon 782G, um SoC destinado ao feroz mercado de smartphones de gama média.

Este processador vem suceder ao popular Snapdragon 778G+ também ele uma presença assídua nos mais relevantes smartphones de gama média deste ano. Infelizmente, o seu sucessor não irá revolucionar o segmento de mercado a que se destina.

Qualcomm Snapdragon 782G é uma atualização tímida

Quem procurar um smartphone de gama média em 2023 deve estar atento à presença do Qualcomm Snapdragon 782G. Com efeito, este será um dos mais competentes processadores para esta gama ao longo do próximo ano, porém, a evolução face ao seu antecessor poderia ser maior.

Qualcomm Snapdragon 782G

A Qualcomm optou por uma atualização marginal, implementado uma melhor de desempenho de apenas 5% e um aumento no seu processamento gráfico de apenas 10%. Valores que comparam o Snapdragon 782G ao Snapdragon 778G+.

Estes valores derivam da utilização da mesma litografia de 6 nm no desenvolvimento do novo Snapdragon 782G. Foi adotado o mesmo esquema de oito núcleos e a sua gráfica GPU continua a ser uma Adreno 642L.

Isto significa que o Snapdragon 782G vem equipado com um núcleo Kyro 670 Prime baseado no Cortex-A78, mas agora com uma frequência máxima de 2.7 GHz. Temos ainda três núcleos Kyro 670 Gold baseados no Cortex-A78 com uma frequência máxima de 2.2 GHz.

Este conjunto ficará encarregue das tarefas mais exigentes de qualquer smartphone que equipem. Em seguida temos mais quatro núcleos Kyro 670 Silver baseados no Cortex-A55 a correr a 1.9 GHz e encarregues das tarefas menos exigentes, assim zelando pela eficiência energética deste processador.

Não temos mudanças nos componentes gráficos do Snapdragon 782G

Também no departamento fotográfico assistimos a uma reciclagem de componentes no desenvolvimento do Snapdragon 782G. Graças à inclusão do ISP Spectra com suporte para triplo 14-bit, este componente permitirá a utilização de sensores de até 200 MP nos smartphones que usem o Snapdragon 782G.

Qualcomm Snapdragon 782G

Este permitirá ainda a gravação de vídeo em até 4K e câmara lenta em 720p a 240 fps. Já no que concerne à reprodução de vídeo, temos suporte para HDR10+, bem como os principais codecs do mercado, nomeadamente HEIF, HEIC e HEVC.

Temos suporte para comunicações 5G

O novo Snapdragon 782G vem equipado com o modem Snapdragon X53 que lhe confere a já obrigatória compatibilidade com o padrão de redes móveis 5G. Este componente permitirá velocidades máximas de download de até 3.7 Gbps e de upload de até 1.6 Gbps.

Temos igualmente o suporte para ligações Wi-Fi 6 com velocidades de até 2.9 Gbps e ainda Bluetooth 5.2. Uma vez mais, temos o mesmo leque de conectividades integradas também no Snapdragon 778G+.

Falta falar do carregamento rápido e o Snapdragon 782G suportará a tecnologia Quick Charge 4+. Isto significa que será possível carregar 50% da bateria do smartphone em apenas 15 minutos.

Feita que está a apresentação oficial do Snapdragon 782G, falta agora começarmos a ver modelos a tirarem proveito das suas capacidades. O primeiro deverá ser o Honor 80 e certamente muitos mais modelos seguir-se-ão durante 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.