Qualcomm confirma mudança importante nos Apple iPhone 16

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Segundo avança o presidente executivo da Qualcomm, Cristiano Amon, há uma mudança importante prestes a concretizar-se com o lançamento dos iPhone 16. Em causa, a implementação de modems 5G desenvolvidos pela própria Apple.

Esta transição é especulada há vários anos, tendo sido mesmo projetada para o lançamento dos iPhone 15. Tal calendário não se verificará, mas tudo deverá passar do papel para a realidade já em 2024.

iPhone 16 trarão os seus próprios modems 5G em 2024

Esta informação saiu de uma entrevista concedida por Cristiano Amon à CNBC no contexto do MWC 2023. Aí, o presidente da Qualcomm diz não ter conhecimento de nenhuma encomenda da Apple para este componente para 2024.

Apple iPhone 16

"Não fazemos planos para 2024, a minha suposição de planeamento é que não forneceremos um modem [à Apple] em '24, mas a decisão é deles".

Importa salientar que a Qualcomm é parceira de longa data da Apple no fornecimento destes componentes. No entanto, uma disputa legal entre ambas, relacionada com patentes e royalties, abriu uma ferida profunda na sua relação e levou a que a Apple acelerasse o desenvolvimento dos seus próprios modems.

Uma decisão que se enquadra na atual política da Apple que consiste num maior controlo de todos os componentes presentes nos seus produtos. Algo bem espelhado no desenvolvimento dos Apple Silicon, transversal a praticamente toda a oferta Mac.

A transição para modems 5G da Apple podem significar maiores ganhos de autonomia para o iPhone. Afinal de contas, este seria um hardware totalmente otimizado para aquele produto, senão vejam-se as melhorias que o Apple Silicon trouxe aos produtos que equipa.

Portanto, segundo revela agora Amon, poderá ser já em 2024 que se concretizará a migração para modems 5G da autoria da Apple. Uma transição que poderá começar com o lançamento do próximo iPhone SE, tal como apontou recentemente Ming-Chi Kuo.

Importa ainda salientar que esta não é a primeira vez que Cristiano Amon profetiza o fim do relacionamento da Qualcomm com a Apple neste campo. A mesma previsão foi feita pelo executivo para 2023, porém, a primeira ainda irá fornecer os modems para os iPhone 15.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.