iPhone SE volta em 2024 como 'clone' do Apple iPhone 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple tem nos iPhone SE o seu telemóvel mais acessível, um produto de entrada para necessidades básicas, concedendo já acesso ao ecossistema da maçã e respetivas prerrogativas.

Porém, no passado mês de janeiro as notícias apontavam o fim da linha iPhone SE, algo que agora se inverte como, aliás, é frequente quando lidamos com fugas de informação e meras possibilidades.

Conforme as novas informações, a Apple voltará a ressuscitar a linha iPhone SE com o modelo de quarta geração a chegar em 2024 como um "clone" do atual Apple iPhone 14.

Será, por fim, uma mudança de design, afastando-se finalmente das linhas do iPhone 8 em detrimento de um design atual.

O iPhone SE não está morto, regressa em 2024 como "clone" do iPhone 14

Apple iPhone 14

A tese é avançada por Ming-Chi Kuo, analista de mercado dedicado sobretudo aos desígnios da Apple. Para tal, Kuo justifica com a apresentação de um novo modem feito pela Apple, um chipset 5G que substituirá os componentes da Qualcomm.

É esta a fonte que sugere o regresso dos Apple iPhone SE em 2024 com o próximo modelo a usar não só a carcaça como também vários dos componentes atualmente empregues nos Apple iPhone 14.

Dito isto, menos de dois meses após os rumores de cancelamento desta gama de telemóveis iOS "baratos", os iPhone SE estarão de volta nos planos da tecnológica. Tudo se prende com a preparação e disponibilização do supracitado modem próprio da Apple.

Apple estreará novo modem 5G nos iPhone SE 2024

(1/10)[Update] Apple has restarted the iPhone SE 4 and will adopt an in-house 5G baseband chip. The significant decline in Qualcomm's Apple orders in the foreseeable future is a foregone conclusion. https://t.co/0MeZDFnbzg

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 27 de fevereiro de 2023

O telemóvel propriamente dito manterá o chassis, a carcaça dos atuais iPhone 14. Desse modo, terá um ecrã de 6,1 polegadas com tecnologia OLED. Aliás, será o primeiro iPhone SE a usar um ecrã OLED em detrimento dos displays IPS LCD empregues até ao momento pela gigante de Cupertino nesta gama mais acessível.

Ainda conforme a mesma fonte, os ecrãs OLED empregues nos próximos iPhone SE 2024 serão fabricados pela BOE, representando uma das principais melhorias nesta gama.

Apple iPhone 14

Ecrã: 6,1 polegadas Super Retina XDR OLED
Processador: Apple A15 Bionic (5 nm)
RAM: 6 GB
Armazenamento: desde 128 GB
Câmaras: 12 MP + 12 MP / 12 MP
Bateria: 3279 mAh a 15 W
Certificação: IP68 / com vidro Gorilla Glass

Apresentação: setembro de 2022

Segundo Ming-Chi Kuo o principal fator para o lançamento de uma nova geração de iPhone SE é a prontidão de uma nova solução totalmente desenvolvida in-house pela Apple. Mais concretamente, um chipset ou modem 5G desenvolvido pela própria tecnologia que será estreado num possível iPhone SE (2024).

Chipset 5G da Apple substituirá os componentes da Qualcomm

A gradual substituição de componentes desenvolvidos por terceiros por elementos criados pela própria Apple é uma das prioridades da empresa. Uma realidade de fácil perceção desde a apresentação dos seus processadores M1 que abriram portas para novos patamares de velocidade, poder e desempenho bruto.

Apple iPhone SE (2022)

Ecrã: 4,7 polegadas Retina IPS LCD
Processador: Apple A15 Bionic (5 nm)
RAM: 4 GB
Armazenamento: desde 64 GB
Câmaras: 12 MP / 7 MP
Bateria: 2018 mAh a 20 W
Certificação: IP67 / com vidro Gorilla Glass

Apresentação: março de 2022

A produção do próximo iPhone SE deve começar no início de 2024. Entretanto, a tecnológica de Cupertino estará a ultimar os pormenores do seu próximo modem 5G que a ajudará a desvincular-se da Qualcomm.

Dito isto, teremos uma Apple cada vez mais independente e concentrada nas suas próprias soluções, otimizando deste o software ao hardware dos seus smartphones iOS.

Note-se que o iPhone SE (2024) será o primeiro telefone Apple a usar o novo chipset ou modem de rede 5G da própria marca com suporte para as redes móveis Sub6 5G, bem como a mmWave. Ademais, terá também suporte para comunicações via satélite.

Por fim, Kuo acredita que nos próximos dois a três anos o volume de negócios entre a Apple e a Qualcomm diminua consideravelmente, muito em parte devido a opções estratégias como esta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.