Apple prepara rasteira na introdução do USB-C nos iPhone 15

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Parece já um dado garantido que a Apple irá finalmente migrar para a entrada USB-C no lançamento dos iPhone 15. No entanto, esta aguardada transição poderá não trazer os benefícios que os utilizadores e a União Europeia desejavam.

São já várias as fontes a indicar que a Apple poderá incorporar um sistema de limitação na entrada USB-C dos iPhone 15. Poderá fazê-lo com a implementação de um chip próprio que visa identificar e, possivelmente, limitar acessórios não oficiais.

Cables w no MFI will be software limited in data and charging speed

— ShrimpApplePro 🍤 (@VNchocoTaco) 28 de fevereiro de 2023

Apple quer limitar velocidades dos cabos USB-C não oficiais para o iPhone 15

A tese é levantada pelo leaker ShrimpApplePro que já se revelou correto noutras previsões para os produtos da tecnológica norte-americana. Segundo o seu testemunho, a Apple prepara limitações para cabos não pertencentes ao programa MFi.

O programa MFi contempla acessórios "feitos para o iPhone", ou seja, é uma iniciativa de verificação de acessórios de terceiros para os iPhone. Deste modo, a Apple consegue controlar a qualidade dos produtos desenvolvidos e ainda colher uma fatia do lucro gerado pelas suas vendas.

Portanto, ShrimpApplePro indica que este programa permanecerá mesmo com a transição para o USB-C. O controlo aplicado pela Apple perpetuar-se-á ao limitar, via software, as velocidades de transferência de dados e energia dos cabos não pertencentes ao programa MFi.

iPhone USB-C

Caso uses um cabo USB-C não oficial com o teu iPhone 15, não irás tirar total proveito dessa entrada. Para isso, terás de comprar um cabo oficial diretamente à Apple ou a algum dos seus parceiros oficiais, comprometendo assim o reaproveitamento de cabos pretendido pela iniciativa europeia.

Já Ming-Chi Kuo avançou anteriormente que a Apple diferenciará as velocidades oferecidas pela entrada USB-C entre os iPhone 15 e modelos Pro. Para os iPhone 15 e iPhone 15 Plus, espera-se a aplicação do padrão USB 2.0 que, sucintamente, oferece as mesmas velocidades de transferência de dados do Lightning.

Já os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max abraçarão o padrão USB-C 3.2 ou mesmo o Thunderbolt 3. Neste caso, falamos de velocidades de transferência de dados de até 40 Gbps.

Mesmo a confirmar-se esta teoria, os detentores de um iPhone 15 Pro ou 15 Pro Max terão de utilizar cabos oficiais para poder usufruir de tais velocidades. Caso contrário, não beneficiarão em pleno dos benefícios associados à transição para o USB-C.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.