PVY Z20 Pro review: bicicleta elétrica dobrável acessível

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 10 min.

Nem todos os utilizadores querem gastar quatro dígitos numa bicicleta elétrica. É a pensar em quem quer uma solução mais barata que surge a Z20 Pro da jovem marca PVY. É uma bicicleta elétrica de cidade que também é dobrável.

A PVY Z20 Pro é a primeira bicicleta elétrica desta jovem fabricante, e foca-se na qualidade preço. À data de escrita encontra-se a 759 € no site oficial da marca, e está disponível em cinzento e branco. Vamos conhecê-la melhor?

PVY Z20 Pro

Principais características da PVY Z20 Pro:

  • Motor de 250 W (possibilidade de desbloqueio para 500 W)
  • Torque: 50 Nm
  • Bateria de 36 V 10,4 Ah removível com chave
  • Tempo de carregamento entre 4 a 6 horas
  • Autonomia máxima estimada em 80 km (assistência) ou 50 km (puramente elétrico)
  • Velocidade máxima de 25 km/h (bloqueada) ou 32 km/h (desbloqueada)
  • Acelerador para arranque até 6 km/h (bloqueada) ou para uso livre (desbloqueada)
  • Quadro em alumínio
  • Suspensão frontal com bloqueio e ajuste
  • Sistema Shimano de 6 velocidades
  • Pedais dobráveis com refletores
  • Pneus de 20 por 2,3 polegadas
  • Travões de disco mecânicos
  • Peso máximo de carga: 150 kg
  • Peso com a bateria: 22 kg
  • Saída USB para carregamento de dispositivos
  • Possibilidade de dobragem
  • Bagageira traseira
  • Ecrã LCD

Unboxing e primeiras impressões da PVY Z20 Pro

A experiência de unboxing da PVY Z20 Pro é bastante completa se tivermos em conta o seu preço. A caixa não é muito grande, pois a bicicleta chega-nos a casa dobrada. Esta vem com uma bagageira (rack) na traseira já colocada e guarda-lamas à frente e atrás.

Vem um set de ferramentas básico para montares o que falta, como os pedais, a luz frontal e o refletor traseiro e apertar o guiador. De realçar que não traz luz traseira que terás de comprar à parte, e apenas um refletor.

PVY Z20 Pro

Ademais chega com o carregador, e com dois acessórios que não costumamos ver a chegar de origem. Temos um suporte para colocares no guiador e prender o teu smartphone, e também uma cobertura para quando quiseres guardar a tua bicicleta e evitar que apanhe pó.

Este foi dos unboxings e montagens mais simples que já vi numa bicicleta elétrica, pois a maioria do ‘trabalho’ já vinha feito. As primeiras impressões são positivas, e é hora de nos fazermos à estrada.

Como é guiar a PVY Z20 Pro

Quando olhamos para o seu preço, e tamanho, não pensamos muito nisso. Mas na verdade a PVY Z20 Pro é uma bicicleta bastante estável e fiável de se guiar. Isto deve bastante ao facto de ter suspensão frontal e um selim relativamente confortável.

PVY Z20 Pro

Tem pneus de 20 por 2,3 polegadas, bons para esse tipo de mobilidade. Mas é bom notar que, de origem, a nossa unidade de teste fazia alguns ruídos parasitas nos travões e suspensão que só com manutenção serão eliminados, e não apenas com o ‘andar’.

De realçar que esta tem um motor de 250 W, desbloqueável para 500 W. É aí que consegues ter uma maior ajuda nas subidas, e uma velocidade máxima que pode chegar aos 32 km/h com o acelerador.

PVY Z20 Pro

Esta tem três modos de assistência à pedalagem (PAS), que variam entre entre os 15 e os 25 km/h quando esta se encontra bloqueada. No modo zero esta funciona apenas como uma bicicleta normal, com as suas seis velocidades. Com esta desbloqueada o acelerador chega após dares a primeira pedalada para te ajudar no arranque ou em subidas.

Com esta desbloqueada, no modo 1 de PAS, chega a 18 km/h com assistência à pedalagem. No modo 2 chega a 25 km/h e no terceiro modo esta chega aos 32 km/h com assistência à pedalagem. Em qualquer um dos três modos o acelerador chega a essa velocidade. Mas como se desbloqueia?

PVY Z20 Pro

Como desbloquear a PVY Z20 Pro

  • Pressiona sem largar mas teclas de ligar/desligar e M em simultâneo por 5 segundos até entrar no modo de configuração
  • Pressiona a tecla de ligar/desligar para alternar o modo de configuração para P2
  • Pressiona a tecla M para entrar no modo de configuração de velocidade
  • Pressiona a tecla de ligar/desligar para alternar de 25 para 32 km/h
  • Pressiona novamente a tecla de ligar/desligar sem largar até que grave a configuração

Depois desses passos, está feito o desbloqueio, e consegues tirar mais partido desta bicicleta elétrica. O que deves ter em conta é que qualquer desbloqueio, embora simples, é feito da tua inteira responsabilidade. Pois na Europa o regulação é de que só pode haver assistência à pedalagem até 25 km/h.

Quando desbloqueada, a PVY Z20 Pro faz qualquer subida que tenha enfrentado sem dificuldades. Deves ter em conta que peso cerca de 60 kg, e trata-se um bicicleta que pesa 22 kg. E consegues bons resultados a partir do modo 2 de PAS.

PVY Z20 Pro

Temos aqui um sistema Shimano de 6 velocidades bastante decente e travões de disco salutares nesta faixa de preço. Após afinação e eliminação de ruídos parasitas, ficam uns travões bastante decentes.

Tem um selim bastante confortável para o preço, e podemos dizer que o punhos também fornecem uma experiência satisfatória. Como já referido, a luz frontal chega incluída e podemos dizer que é decente. Da luz traseira nem sinal, já que na caixa chega-nos apenas um refletor. Por isso, essa é uma pequena despesa extra a fazer se vais andar com menos luz e queres ser visto.

PVY Z20 Pro

Como é a construção, design e peso da PVY Z20 Pro

Pelo preço, a PVY Z20 Pro é bem construída, com uma quadro em alumínio. Os acabamentos são surpreendentemente bons, embora existam alguns ruídos parasitas que pedem uma afinação assim que a terminas de montar.

Temos alguns fios ao longo do quadro, mas nada de exagerado para a faixa de preço onde esta se insere. É claro que temos aqui maioritariamente materiais de baixo custo, e isso nota-se nos guarda-lamas ou na qualidade dos pedais. Mas são sacrifícios feitas para entregar um valor mais acessível.

PVY Z20 Pro

A sua zona de dobragem parece bem concebida e segura, demorando cerca de 30 segundos no processo. É uma bicicleta com um aspeto citadino que vai agradar a quem pretende algo relativamente compacto.

Com 22 kg, é uma bicicleta que é na verdade mais pesada do que parece. Mas depois de já ter testado bicicletas com 30 e tal quilos, esta é uma verdadeira bênção. E a pega no quadro facilita o transporte.

PVY Z20 Pro

De realçar que ao lado da porta de carregamento da bicicleta tens o botão de ligar e desligar a bateria, e ainda uma porta USB. Esta pode servir para, por exemplo, carregares o smartphone numa emergência.

Como é a autonomia da PVY Z20 Pro

A PVY Z20 Pro tem uma bateria de 36 V 10,4 Ah, que fica no quadro da bicicleta e que podes remover recorrendo a uma das chaves incluídas na caixa. Esse é um bom sistema de segurança, já que assim só quem tiver a chave tem acesso à bateria.

Isto significa que a podes carregar com esta colocada na bicicleta, ou então deixá-lo por exemplo na garagem, e levar a bateria para carregar em casa. Esse carregamento demora em torno de 4 horas e meia.

PVY Z20 Pro

A marca promete uma autonomia de 50 km com a bicicleta desbloqueada ou 80 km com esta bloqueada. Mas deves ter em conta que isto é num cenário ideal. Pelos meus testes, apontaria mais para 30 km com esta desbloqueada (até 32 km/h e com acelerador) e 45 a 50 km com esta bloqueada (até 25 km/h e sem acelerador) com algumas inclinações pelo meio. Quanto mais força no punho ou mais subidas, pior a autonomia.

O sistema de segurança da PVY Z20 Pro

Como já foi referido, a bateria está protegida por um sistema de chave, que é necessária para a retirar e colocar. Temos um botão para ligar e desligar e bicicleta, e a partir daí é apenas desfrutar. Em todo o caso, se fores deixar a bicicleta à noite num sítio que não consideres totalmente seguro, o melhor é levares a bateria contigo.

Isto significa que quando fores para qualquer lado, não precisas de te preocupar com chaves ou códigos. Apenas se quiseres retirar a bateria. Mas um cadeado vai sempre ser obrigatório, em sítios onde sintas que não é tão seguro deixá-la à vontade.

PVY Z20 Pro

Como é o ecrã da PVY Z20 Pro

A PVY Z20 Pro não tem o melhor ecrã que vais encontrar numa bicicleta elétrica. Mas posso dizer-te que é melhor que outras mais caras que já testei. É um painel LCD com boa visibilidade ao sol, e que te dá a informação básica.

Mostra-te a velocidade atual, o modo de assistência à pedalagem e a distância percorrida na viagem atual. Podes alternar para, ao invés disso, te mostrar os quilómetros já percorridos no total pela bicicleta. A apoiar o ecrã tens o botão de ligar/desligar e o de modo (M).

PVY Z20 Pro

Conclusão sobre a PVY Z20 Pro

A PVY Z20 Pro é um bicicleta elétrica que deves considerar se procuras uma opção citadina, dobrável e com este formato bastante compacto com pneus de 20 polegadas. Além disso, a suspensão faz toda a diferença para uma condução bastante estável.

Se esquecermos os barulhos parasitas iniciais e façamos uma afinação cuidada aos travões de disco, temos aqui uma boa bicicleta para deslocações de curta a média duração. E para levares as tuas compras, vem com um rack (bagageira) já embutido.

pvy z20 pro

Podes dobrá-la facilmente para colocar na bagageira do carro ou em casa, e esta chega com a possibilidade de ser desbloqueada (vê como mais acima). Aí passas de um acelerador até 6 km/h e assistência à pedalagem até 25 km/h para assistência à pedalagem e acelerador até 32 km/h. Tudo isto com uma potência que passa de 250 W para 500 W.

Embora a legalidade desta opção seja algo que deves ter em conta, esse poder extra faz toda a diferença quando quiseres subir aquela rua íngreme. Nesse modo, esta bicicleta enfrenta qualquer uma dessas subidas sem medos.

pvy z20 pro

Sem deslumbrar, tem bons acabamentos para o preço e um quadro em alumínio. Os pára-lamas e os pedais poderia ser melhores, e a luz traseira é inexistente (vem apenas um refletor). Mas na caixa encontramos acessórios nada habituais, como um suporte para smartphone e uma capa para proteção quando esta se encontra arrumada.

No geral, por este preço, é uma opção segura e que proporciona uma condução estável e bastante divertida em cidade. Leva o nosso selo de aprovação, com uma boa qualidade-preço.

PVY Z20 Pro

Pontos fortes da PVY Z20 Pro

  • Pode ser dobrada para fácil arrumação em casa ou no carro
  • Suspensão frontal fornece uma condução confortável
  • Travões de disco com desempenho interessante para o preço
  • Bagageira (rack) na traseira já incorporado
  • Possibilidade de desbloqueio do acelerador e velocidade

Pontos a melhorar da PVY Z20 Pro

  • Apenas traz um refletor e não uma luz traseira
  • Alguns ruídos parasitas que requerem afinação inicial

Disponibilidade da PVY Z20 Pro

A PVY Z20 Pro tem um preço base de 782 € no site oficial, e à data de escrita encontra-se em promoção a apenas 759 €. Se usares o código exclusivo 4gnews "4GNEWS30" no checkout obténs 30 € adicionais de desconto, ficando assim por 729 €. Encontra-se disponível em branco e cinzento.

Sabe mais sobre preços e envios da PVY Z20 Pro no site oficial

Esta conta com 2 anos de garantia, sendo que o quadro tem 10 anos de garantia. Não terás de preocupar com taxas extra ou alfândega, já que os envios são feitas a partir.um armazém europeu (na Alemanha), e demoram entre 3 a 7 dias úteis.

É sempre bom relembrar que podes candidatar-te ao incentivo do Fundo Ambiental, e recuperar algum do valor da tua compra. Podes saber mais sobre este tema, no site oficial do Fundo Ambiental.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.