Imagem Ps4 Composition 2015

Eu sei que não podemos apoiar a Xbox, Sony e Nintendo ao mesmo tempo, é demasiado dispendioso, mas se tivessem que adquirir uma consola desta geração, qual a escolha acertada?

Bem, não vale a pena adicionar água a um bidão já cheio, pois de acordo com o presidente da Sony Europa Jim Ryan, a PlayStation 4 possui 70% do mercado europeu. E desses 70% (22,3 milhões de consolas), alguns países cercam os 90% (WTF), dando um valente coice na Xbox One da Microsoft, ou seja, se quiseres alinhar numa partida e jogar online com os teus colegas, é bom que eles possuam a mesma consola que tu, e se por acaso naquele servidor não houver pessoas suficientes, já sabes porque.graph

   

Eu pessoalmente tenho uma Xbox One, mas claro que com estes novos títulos que foram apresentados na E3, fico com diversos pês atrás e com azia pelo facto de ter adquirido uma consola incompleta de pessoas que ainda não se decidiram (depois de 2 anos) o que a consola devia fazer.

Não é surpresa que a PS4 é superior em termos de hardware, e que tem muito bons títulos neste presente momento e até mesmo futuramente, mas o que a tornou bem-sucedida?

A resposta é simples, o facto de ter havido uma direcção desde o primeiro dia da sua elaboração, a dinâmica da equipa esteve sempre presente, com as ideias pensadas e no fim, bem executadas, uma consola que se foca em jogos.

E a Xbox One, porque não teve esse sucesso, como a previa Xbox 360?

Pois, aí já é mais complicado. A elaboração desta consola foi um descalabro a nível de software e as suas restrições (culpem a corporações e a mania de sacar mais dinheiro ao consumidor), as implementações da consola quando chegaram ao consumidor foram tão negativas que tiveram que a retirar do mercado para modificar e avaliar essas restrições. No entanto, a PS4 já estava a vender como pão, e durante esse tempo, ganhou a confiança do consumidor.

Aqui está uma lista das restrições iniciais, embora em inglês, mas vamos traduzir á letra .xbox_thumb[1]

Não podes:

Jogar jogos a não ser que te ligues á net de 24 em 24h (se não te conseguires conectar, os teus jogos não funcionam)

Desconecta-te o sensor Kinect

Emprestar jogos

Alugar jogos

Trocar jogos livremente (só lojas aprovadas podem aceitar trocas, o que significa que poucas lojas poderão fazer esse serviço e não terás muita margem para negociar).

Vender jogos livremente (para venderes um jogo a alguém tens de ser amigo dele pelo menos 30 dias, o jogo fica encadeado ao usuário para sempre e não o poderão vender mais tarde).

Em suma, quando as coisas se complicam, ficam confusas para o consumidor e ficam desaprovados com a direcção que levou e certas características da consola, eles têm tendência para “fugir” para o mais seguro e descomplicado.

Neste momento é mais seguro adquirir uma PS4, embora não busquem retro-compatibilidade com a Xbox One anunciou este E3. Pessoalmente não posso ter as três consolas, mas gostava de poder jogar os títulos que esta nos proporciona.

 

Talvez queiras ver: