Project Ara deverá chegar aos desenvolvedores no último trimestre deste ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Project Ara já fez exaltar de entusiasmo muitos dos amantes de tecnologia, sendo que nós aqui na 4gnews nos identificamos e muito com esse sentimento. Ter a oportunidade de possuir um smartphone no qual podemos escolher e modificar partes especificas do mesmo a nosso bel prazer é um sonho tornado realidade.

Vê também: Chrome OS utilizará apps Android, Google confirma na Google I/O

Infelizmente este projeto da Google tarda em chegar ao mercado por diversas razões e cada vez mais vemos o seu lançamento como um mito. Porém as coisas podem finalmente estar a encarreirar e segundo informações dadas na Google I/O deste ano, o primeiro modelo funcional do Project Ara deverá chegar às mãos dos desenvolvedores mais lá para o outono.

Ao contrário do primeiro dia da Google I/O 16, os momentos que se têm seguido ao longo dos últimos dois dias são mais recatados. Um desses momentos ocorreu hoje, tendo como tema principal o tão aguardado Project Ara. Obviamente que o momento mais interessante de toda a apresentação foi quando se revelaram datas para a chegada do primeiro verdadeiro smartphone modular. Avançado foi que os desenvolvedores iriam ter acesso ao Project Ara no último trimestre deste ano, ao passo que o público geral deveria ser contemplado apenas em 2017.

Mas datas não foi o único tópico de conversa, sendo que mais alguns pormenores foram revelados. Outro ponto fulcral desta nova tecnologia é o facto de os módulos serem conectados magneticamente, o que significa a não dependência do reiniciar do equipamento sempre que queiras alterar algum módulo.

Importa também referir que a ejeção de qualquer módulo será feita via software. Quer isto dizer que se pretenderes, por exemplo, trocar o módulo da tua câmara, terás de verbalizar o seguinte comando: "OK Google, eject the camera".

Estas são de facto informações que nos agradam imenso e faz-nos crer que grande parte dos problemas que a Google tem enfrentado sejam já passado. A confirmar-se esta janela de lançamento (assim esperamos), novas informações em torno do Project Ara não deverão tardar em chegar.

Talvez queiras ver:

  • Meizu MX6 terá duas variantes com diferentes memórias RAM e câmaras de 20.7 megapíxel
  • OnePlus 3: Especificações, características, data de chegada e expectativas
  • Flash Sales Fnac: Até 30% de desconto em Mac’s, iPad’s, Razer e no Huawei Mate S
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.