Professores podem obrigar alunos a ligar a webcam durante as aulas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As aulas onlines são uma realidade para qual professores e alunos despertaram em março último, decorrente do confinamento imposto como estratégia de combate à pandemia da COVID-19.

Entre as principais dificuldades apontadas, os ecrãs negros eram uma das maiores queixas dos docentes, a par da observação e registo da atividade e envolvimento dos alunos nas aulas online.

Até ao momento os alunos não são obrigados a ter a webcam ligada durante as aulas à distância. No entanto, daqui em diante tal exigência poderá ser feita no decurso das atividades letivas como forma de melhorar a qualidade de ensino online.

Alunos podem ser obrigados a manter a webcam ligada durante as aulas à distância

webcam

Em declarações à agência Lusa, Filinto Lima afirmou que "Não ver os alunos, não perceber se estão motivados ou não, se estão a acompanhar o que estamos a dizer torna o trabalho do professor muito mais difícil”, testemunho avançado pelo Público.

“De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros e com pareceres da Comissão Nacional de Proteção de Dados, os professores podem exigir que as câmaras estejam ligadas, dado estar-se em contexto de sala de aula, não havendo divulgação de imagens”, avançou à Lusa fonte do Ministério da Educação.

A incapacidade de ver o que os alunos estão a fazer cria um distanciamento entre professores e alunos. É mais fácil controlar a turma caso o professor veja quem está efetivamente a olhar para o ecrã, algo que até ao momento não podiam exigir.

Medida ajudará a manter o interesse e atenção das turmas

Apesar de nesta segunda fase de ensino à distância quer os alunos, quer os professores já estejam habituados à metodologia de ensino online, a retenção do interesse e atenção da turma continua a ser um dos desafios diários do corpo docente.

Sem perspetivas de regresso ao ensino presencial, esta modalidade de ensino online deverá manter-se ao longo do ano. Em causa está um universo de mais de um milhão de alunos do ensino básico e secundário, segundo os dados da fonte referida supra.

A propósito, descobre as melhores webcams do mercado, para utilizadores exigentes. Além disso, vê boas webcams para stream, para diferentes preços e necessidades de cada utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.