5 dicas Zoom: melhora as videoconferências em Teletrabalho

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A plataforma Zoom é uma das melhores para mediar qualquer videoconferência, sobretudo em contexto de teletrabalho. Estas são as melhores aplicações e extensões podemos instalar para tirar mais proveito de qualquer reunião ou Zoom meeting.

Com a generalização do teletrabalho ferramentas como a Zoom tornaram-se essenciais ao quotidiano, mas é possível melhorar o seu desempenho com estas aplicações gratuitas para ser mais produtivo, ou melhorar a qualidade de áudio em reuniões online.

1. Melhora o áudio nas chamadas de vídeo com a Krisp

Instala a Krisp - grátis para Windows e Mac

As videoconferências do Zoom são propensas aos mais diversos imprevistos, sobretudo para quem trabalha a partir de casa. Seja o zumbido o ar condicionado, os animais de estimação, ou as crianças a correr pela sala, entre outras fontes de ruído.

O eco e o ruído de fundo são duas das queixas mais comuns durante uma zoom meeting e podem comprometer a produtividade de uma reunião. O software é grátis e possui um poderoso filtro para várias categorias de ruídos e distrações comuns.

A app gratuita é uma boa forma para melhorar a qualidade das reuniões via Zoom em contexto de teletrabalho.

2. Guarda as passwords para futuras reuniões no Zoom

Zoom Bookmarks

Instala a Zoom Bookmarks - grátis para o Google Chrome

Em cenário de teletrabalho, quem tiver várias videoconferências por dia pode debater-se com a necessidade de ter todas as credenciais, links e passwords de acesso à plataforma Zoom. É aqui que a Bookmarks para o Chrome faz a diferença.

Trata-se de uma extensão para o navegador Google Chrome, é grátis e permite criar várias entradas para diferentes reuniões online via Zoom. Caso o link de acesso seja protegido por palavra-passe, também é possível armazená-la e nomear cada entrada.

A extensão para o Google Chrome respeita a privacidade do utilizador, não pedindo dados ou informações.

3. Personaliza o fundo da imagem durante as videoconferências

Zoom background

Acede à ZoomBackground - uso gratuito
Acede à ZoomExotic - uso gratuito

Os fundos virtuais para o Zoom são uma das funcionalidades mais usadas para personalizar o aspeto de fundo da nossa imagem. Ao participar em reuniões é possível trocar a parede branca, ou outro fundo que não nos agrade, por algo mais cativante.

A pensar nisso destacamos o Zoom BackGround e o ZoomExotic, dois repositórios com milhares de imagens e pequenos vídeos que podes usar na próxima Zoom meeting. As categorias são muito diversificadas e encontrarás o fundo perfeito para cada reunião.

Em ambos os casos basta selecionar a imagem ou vídeo, descarregar para o computador e usá-la na plataforma.

4. Chat privado e anónimo para qualquer Zoom Meeting

Zoom Chat

Acede ao Zoomchat - uso gratuito

A plataforma de videoconferência tem a função chat integrada no serviço, mas é algo limitada nos formatos e possibilidades de expressão suportados. A pensar nisso, a Zoomchat proporciona uma alternativa anónima, privada e de uso gratuito.

Esta nova sala de chat é criada de imediato, bastando para tal colocar o Zoom Meeting ID, o identificador da reunião online. Caso alguém tenha já criado a sala de chata, basta escolher um nick temporário e podes-te juntar à conversação privada.

Esta ferramenta pode ser particularmente útil numa videoconferência com muitos utilizadores para manter a interação.

5. Transcreve e seleciona as melhores partes da videoconferência

Acede à Grain - uso gratuito

Para captar, reter e partilhar os destaques de uma intervenção ou palestra via Zoom. Para gravar e partilhar os melhores momentos de reuniões de trabalho, para transcrever (em inglês), os momentos marcantes, ou frases-chave numa zoom meeting.

Até mesmo para transcrever entrevistas de forma fácil e rápida (em inglês), a plataforma Grain acrescenta bastante produtividade à Zoom em contexto de teletrabalho. Trata-se de uma ferramenta gratuita, com bons resultados no idioma inglês.

Quando queres ver e rever uma reunião no Zoom para PC, ou Mac, este software pode fazer a diferença.

3 dicas para trabalhar em casa

1. Cria um home office, ou escritório em casa. Se possível, reserva um cómodo apenas para trabalho, área dedicada às videoconferências e reuniões via Zoom. É aconselhável ter uma secretária, boa iluminação, alguma privacidade e silêncio.

2. Equipa o escritório com toda a tecnologia. Para que nada falte na hora de reunião, certifica-te que tens o computador, rato, teclado, webcam e colunas ou auscultadores. Garante que tudo funciona corretamente e, se necessário, acrescenta outro monitor.

Garante ainda uma boa ligação à Internet, ou que nesse local o sinal de rede é estável. Verifica se todo o software está instalado, se há atualizações do software da empresa, ou da plataforma Zoom, de preferência com antecedência.

3. Define a rotina de teletrabalho. Como trabalhar em casa? Simula as rotinas de trabalho fora de casa. Isto implica levantar sempre à mesma hora, vestir algo que não o pijama, ter bastante água à disposição e fazer pausas pontuais ao longo da jornada.

Melhora o teu Home Office:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.