Primeiro iPhone com câmara no ecrã ainda demorará alguns anos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após o desaparecimento da notch nos iPhone com a adoção do recorte em formato de pílula, a próxima grande novidade no ecrã destes equipamentos será a câmara frontal embutida no ecrã. Contudo, essa alteração só se concretizará após 2026.

Esta é a tese levantada no mais recente relatório da publicação coreana The Elec. Significa, por isso, que estamos a mais de dois anos de ver o primeiro smartphone Apple sem qualquer interrupção no seu ecrã.

iPhone com câmara embutida no ecrã nunca chegará antes de 2026

O calendário agora divulgado pela publicação coreana é mais otimista que as previsões de Ross Young. Este especialista em ecrãs afirmou que o primeiro iPhone Pro com essa tecnologia chegaria em 2027.

iPhone 15

Seria nesse ano que a Apple lançaria um iPhone também com os componentes do Face ID embutidos no seu ecrã. Assim sendo, teríamos uma experiência única e sem interrupções no painel frontal do smartphone.

As previsões agora reveladas pela The Elec baseiam-se no processo de desenvolvimento das câmaras por baixo do ecrã da LG Innotek. Ao que tudo indica, a sul-coreana está já numa fase "avançada do desenvolvimento" desta tecnologia.

As lentes desenvolvidas pela LG Innotek contarão com uma tecnologia proprietária com um "sistema de lentes óticas de forma livre". O objetivo é permitir uma passagem ideal de luz pelo ecrã e assim melhorar a qualidade das imagens captadas.

Note-se que a qualidade das fotografias obtidas com câmaras por baixo do ecrã é a sua principal desvantagem. A qualidade das mesmas está longe de se equiparar às câmaras convencionais e isso tem impedido uma adoção mais abrangente desta tecnologia.

Não se estranha, por isso, que a Apple não tenha pressa de implementar este tipo de câmaras no iPhone. Aliás, as amostras que a tecnológica tem recebido dos seus parceiros foram classificadas como insatisfatórias.

A solução em desenvolvimento pela LG Innotek poderá ser uma resposta aos padrões de qualidade da Apple. Contudo, para já, ainda é muito cedo para ter certeza sobre quando chegará o primeiro iPhone com a sua câmara frontal embutida no ecrã.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.