Apple continua líder nos smartwatches mas há uma marca que surpreende

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa IDC acaba de divulgar o seu relatório sobre o mercado de smartwatches referente ao terceiro trimestre de 2023. A Apple mantém a liderança no setor com uma quota de mercado de 20,2%, graças à venda de 29,9 milhões de dispositivos vendidos. Mas há uma marca inesperada a subir nas vendas de wearables que já ultrapassou a Samsung e a Xiaomi.

boAt ocupa segundo lugar no ranking com 14,3 milhões de wearables vendidos

imagem de uma pessoa com um smartwatch no pulso
Sucesso da boAt no mercado indiano impulsionou as vendas globais da marca Crédito@luke-chesser-unsplash

A segunda posição é ocupada pela Imagine Marketing, proprietária da marca indiana de wearables boAt. De forma surpreendente, neste terceiro trimestre esta marca conseguiu uma quota de mercado de 9,6% com 14,3 milhões de unidades vendidas.

Os especialistas da IDC atribuem este sucesso ao foco desta marca no mercado indianos, um dos maiores do mundo, e também ao portefólio extenso de wearables acessíveis de que dispõe.

Recentemente, a boAt lançou o Smart Ring que, tal como o nome indica, é um anel inteligente que está equipado com recursos de saúde e de desporto, semelhantes aos presentes nos já comuns smartwatches.

Xiaomi, Samsung e Huawei ainda com vendas longe da líder Apple

Fabricantes mais conhecidas do público em geral ficaram abaixo da marca indiana e ainda bastante longe da líder Apple, como por exemplo a chinesa Xiaomi que arrecadou o terceiro lugar com 11,6 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 7,8%.

Logo de seguida estão a Samsung e Huawei que ocupam o terceiro e quarto lugar, respetivamente. A gigante sul-coreana vendeu 10,7 milhões de unidades e a Huawei 8,5 milhões de equipamentos.

A Samsung manteve-se estável neste terceiro trimestre com uma quota de mercado de 7,2%, sendo que a Huawei registou uma pequena descida para os 5,9%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt