Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Powerline: possivelmente a melhor forma de melhorar o Wi-Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

“Internet a partir da tomada”. Esta é a frase habitualmente usada para descrever a tecnologia Powerline que nos traz mais força ao Wi-Fi. Mas o que estás por detrás desta tecnologia? Vejamos, sumariamente, o que importa saber sobre esta tecnologia Powerline.

Em termos simples, a tecnologia Powerline descreve a capacidade de utilizar a rede elétrica de um edifício para transmitir dados. A tecnologia Powerline é também conhecida como PLC, CPL e PowerLAN. Mas, independentemente do seu nome, a forma como funciona é particularmente simples.

O funcionamento do Powerline é relativamente simples

Devolo

Os adaptadores Powerline, como os Magic da devolo, são simplesmente ligados a tomadas elétricas domésticas e funcionam em conjunto como transmissores e recetores.

Em primeiro lugar, um adaptador é ligado ao router utilizando um cabo Ethernet. Em segundo lugar, depois, o adaptador envia o sinal para a rede elétrica, que por sua vez é distribuído automaticamente em todas as outras tomadas em casa.

As tomadas transformam-se em terminais para mais adaptadores, que comunicam entre si através da rede elétrica. Ora, por sua vez, tornam-se ligações para dispositivos – quer via LAN ou Wi-Fi.

Os sinais digitais são convertidos em sinais analógicos para transmissão de alta-frequência através da rede elétrica. Em suma, a rede elétrica doméstica funciona como um longo cabo de dados ou um cabo Ethernet.

Há 3 boas razões para usar soluções Powerline para melhorar o WiFi

  1. Facilidade de utilização. Os adaptadores são particularmente fáceis de instalar e usar – não são necessários conhecimentos técnicos! Isto torna-os perfeitos para utilizar em praticamente qualquer casa, quer os seus residentes tenham ou não experiência com tecnologias.
  2. Excelente fiabilidade. As redes Powerline utilizam a rede elétrica existente, tornando-as impermeáveis aos efeitos negativos que paredes, tetos e linhas de canalização infligem na qualidade do sinal. Em simultâneo, e por estas razões, a tecnologia Powerline é também uma excelente base para redes sem fios. Isto porque, enquanto os pontos de acesso Powerline fornecem dados a dispositivos sem fios utilizando Wi-Fi. Já os próprios adaptadores Powerline comunicam entre si através da ligação Powerline, melhor descrita como a “espinha dorsal”. Isto assegura uma maior estabilidade da rede doméstica.
  3. Grande flexibilidade. O devolo Magic torna a rede doméstica em algo fácil. Os adaptadores podem ser movidos sem problema de uma tomada para outra para oferecer acessibilidade a outras divisões. Da mesma forma, a rede Powerline é facilmente expansível através da adição de novos adaptadores. Assim, nada impede a criação da rede doméstica perfeita – não são necessárias modificações estruturais complicadas!

Há algumas questões a considerar para maximizar o sinal de Wi-Fi

Devolo Powerline

Por exemplo, é importante saber que a comunicação por Powerline abrange várias normas de comunicação para redes domésticas. A norma mais recente chama-se G.hn, e oferece velocidades de transmissão de dados de até 2 400 Mbps.

Para aplicações modernas, que requerem muita largura de banda, é importante optar por soluções que proporcionem as velocidades da norma corrente para que tudo funcione sem problemas.

Assim, por exemplo, para streaming de filmes ou videoconferências no escritório em casa). Não há realmente mais nada a considerar quando se trata de planear a sua própria rede Powerline.

A tecnologia Powerline liga dispositivos reciprocamente e ao router – independentemente do tipo de ligação à Internet. Portanto, as soluções Powerline funcionam com qualquer tipo de acesso, desde DSL a fibra ótica, e tudo o que se encontra entre eles.

A segurança é um dos pontos fortes do Powerline

devolo Magic 2

Velocidades Máximas: 2400 WiFi
Porta: Gigabit Ethernet
Adaptadores: 2 incluídos

As redes Powerline oferecem proteção multifacetada para dados privados. Por exemplo, o devolo Magic aplica criptografia AES robusta de 128 bits (a norma bancária) à ligação Powerline. E, no lado Wi-Fi, a comunicação está protegida conforme as atuais normas WPA2 e WPA3.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.