Portugal vai ter máquinas de recompensa para entrega de plástico

António Guimarães
Comentar

Através do Ministério do Ambiente e Ação Climática vai arrancar um projeto que visa incentivar os cidadãos portugueses a reciclar o seu plástico. O projeto passa por instalar 23 máquinas de recolha em grandes superfícies comerciais de Portugal Continental. As máquinas trocarão plásticos por recompensas.

Este sistema de incentivo recompensará o cidadão com diversas ofertas. De acordo com o Ministério do Ambiente, as recompensas serão talões de descontos para lojas e serviços, participação automática em sorteios ou mesmo donativos a instituições de caridade.

O projeto será oficializado na sexta-feira com a formalização de um contrato com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente. Para já, os locais específicos onde estarão as máquinas ainda estão por anunciar. O projeto foi financiado com 1,665 milhões de euros pelo Fundo Ambiental.

fsgfs

Portugal é o terceiro país que menos recicla

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), cada português produz quase 500 quilos de lixo por ano (dados de 2017). Este é um número inferior à média europeia. Em contrapartida, apenas 12% desse lixo é reciclado.

Estes dados fazem com que Portugal seja a terceira nação do mundo que menos recicla, atrás apenas de Israel e da Turquia. Assim sendo, este projeto de incentivo à reciclagem é bem-vindo no seu pleno. Talvez desta forma os cidadãos portugueses considerem reciclar o seu lixo (principalmente o plástico) com mais afinco.

Quais são os teus hábitos de reciclagem? Tens o hábito de separar papel, plástico e vidro colocando tudo nos respetivos contentores? Diz-nos nos comentários.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.